Capa / Estaduais / Teles Pires premia escolas em concurso que escolheu o nome do Viveiro de Mudas do Assentamento São Pedro

Teles Pires premia escolas em concurso que escolheu o nome do Viveiro de Mudas do Assentamento São Pedro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA A Companhia Hidrelétrica Teles Pires promoveu em parceria com a Prefeitura de Paranaíta, a cerimônia de premiação do concurso que escolheu o nome do Viveiro de Mudas, localizado no Assentamento São Pedro. O evento foi realizado na Escola Estadual São Pedro, no dia 06 de novembro, e contou com a participação de alunos e professores daquela unidade escolar e também das Escolas Municipais Maria Quitéria, Cristo Redentor e Tancredo de Almeida Neves.
Os nomes propostos foram criados pelos próprios alunos e a instituição que venceu o concurso foi a escola Cristo Redentor, com o nome “Eco Vida”. A escola recebeu como prêmio uma TV 42 polegadas e um DVD. O nome vencedor foi sugerido pelo aluno do 5º ano, Eli Pereira de Almeida Júnior, que vibrou ao saber da vitória. “Não consigo descrever o que estou sentindo, pensei em planta, pensei em ecologia e escolhi Eco Vida, estou muito feliz”, disse o aluno.
Todas as escolas que participaram do concurso foram premiadas. O segundo lugar ficou para escola Tancredo de Almeida Neves que recebeu um microscópio. A escola São Pedro foi classificada em terceiro lugar, e recebeu uma caixa de som e microfone, e em quarto lugar ficou a unidade escolar Maria Quitéria, que foi premiada com uma impressora multifuncional e cartuchos.
O coordenador pedagógico da escola Cristo Redentor, Ildo Oliveira, destaca que houve um empenho grande dos alunos em participar do concurso. “Essa parceria que envolve a UHE Teles Pires com as escolas é fundamental para coroar as ações que desenvolvemos dentro da escola. Isso faz com que nosso trabalho tenha um significado, só temos que agradecer a Companhia Hidrelétrica Teles Pires”, ressaltou o coordenador.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte, essas ações mostram de uma maneira simples, como o triângulo da sustentabilidade funciona na visão da CHTP, onde é necessário a participaçãoda comunidade ,do poder público municipal e do empreendedor.   “A Companhia Hidrelétrica Teles Pires tem um planejamento estratégico de longo prazo, onde ainda, desenvolveremos grandes projetos para a região. Esse primeiro passo dado, com a escolha do nome “Eco Vida”, é o início de um grande projetoem parceria com a Prefeitura de Paranaíta, Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A (Empaer/MT) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MT) para ajudar a retirar o município de Paranaíta da lista negra do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou o diretor.
Além dos colaboradores da Companhia, marcaram presença no evento, o secretário de Governo, Benício Moura, representando o prefeito municipal, o secretário de Agricultura, Ivan Moreno,a secretária de Educação do município Ilse Maria Signoratti,  professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Como funcionou o concurso nas escolas
O Viveiro de Mudas do Assentamento São Pedro iniciou, neste ano, a produção de mudas utilizando as sementes resgatadas na área de influência da UHE Teles Pires. As plantas serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas da região. A população também terá a oportunidade, por meio de palestras de Educação Ambiental, de obter maiores informações sobre as atividades de coleta de sementes florestais, produção de mudas e recuperação de áreas degradadas.
Com isso, surgiu a ideia de envolver os alunos das escolas do assentamento para eleger o novo nome do viveiro. No período de 10 de outubro a 1º de novembro, cada escola pôde enviar suas sugestões de nomes que foram apresentados a uma comissão interna para selecionar os melhores nomes de cada escola.
O concurso faz parte do Programa de Educação Ambiental (P.42), Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal e Implantação do Viveiro de Mudas (P.14) e o Programa de Recomposição Florestal (P.34).

Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top