Capa / Estaduais / MPT debaterá uso de agrotóxicos em Mato Grosso

MPT debaterá uso de agrotóxicos em Mato Grosso

MPT debaterá uso de agrotóxicosO Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza na próxima quarta-feira (13), o seminário de lançamento do Fórum Mato-grossense: Agrotóxicos, Saúde e Meio Ambiente. O evento acontece na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá, das 8h às 12h.

A procuradora Regional do Trabalho do MPT no Paraná, Margaret Matos de Carvalho e o professor doutor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Pignati, autor da pesquisa realizada entre 2007 e 2010 no município de Lucas do Rio Verde-MT, já confirmaram a presença. O evento é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apontou a existência de resíduos de agrotóxicos no leite materno de 100% das amostras analisadas.

De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 3 milhões de pessoas são intoxicadas anualmente em decorrência da utilização de agrotóxicos. No Brasil, a situação se torna mais grave: o país ocupa, desde 2008, a liderança no consumo desses produtos, cujos efeitos maléficos, que podem ocorrer meses, anos ou até décadas após a exposição, vão desde doenças neurológicas, hepáticas, respiratórias e renais até câncer e má-formação genética.

A ideia de acordo com o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, é que o Ministério Público do Trabalho reúna esforços com organizações governamentais e não-governamentais, sindicatos, universidades, poderes Legislativo e Judiciário, ampliar o debate com a sociedade.

Nosso Estado é o maior consumidor brasileiro de agroquímicos (fertilizantes químicos e agrotóxicos), principalmente no plantio de grãos, seguido de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, segundo o IBGE (2006), SINDAG (2011) e Theisen (2012).

Fonte : Olhar Direto / Leialucas.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top