Capa / Estaduais / ‘Desfile’ de módulos do VLT causa lentidão no trânsito em Cuiabá

‘Desfile’ de módulos do VLT causa lentidão no trânsito em Cuiabá

O transporte dos sete módulos que compõem o primeiro vagão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelas ruas de Cuiabá causou congestionamento no trânsito. As três carretas saíram do Porto Seco, no Distrito Industrial, em Cuiabá, onde foi feita a liberação pela Receita Federal, por volta das 7h, e seguiram pela Avenida das Torres até a Avenida Juliano Costa Marques, ao lado de um shopping da capital. Depois, cruzaram a Avenida do CPA, uma das mais movimentadas de Cuiabá e pararam na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo (CPA)

Desfile

Os módulos devem permanecer por cerca de uma hora na praça para exibição, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Durante o trajeto até a praça, muitos motociclistas e carros, inclusive veículos oficiais levando autoridades, acompanharam as carretas com a composição do vagão. Outros veículos tiveram de tragefar lentamente atrás das carretas por conta do congestionamento.

Em seguida, as carretas devem ‘desfilar’ com os vagões pelas principais avenidas, saindo pela Avenida do CPA, passando pela Prainha, Beira Rio e seguirão para Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, onde fica o pátio de manutenção do VLT. Nesse local, os módulos devem ser testados por técnicos, antes de serem instalados nos trilhos permanentes. Devem ser submetidos a testes de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem.

Desfile2

Os módulos chegaram no Porto Seco, na quarta-feira (6), após ser transportados por 1.600 quilômetros, desde o Porto de Santos. Foram fabricados na Espanha e irão compor o primeiro dos 40 vagões que deverão fazer a rota do VLT. O percurso total será de 22,2 km, passando por quatro viadutos e duas pontes, sobre o Rio Cuiabá, na divisa de Cuiabá e Várzea Grande, e o Rio Coxipó. Os trilhos serão instalados nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, CPA, Prainha e 15 de Novembro na capital, e Feb e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande.

Cada vagão tem capacidade para acomodar, no máximo, 400 pessoas. Até agora, segundo a Secopa, 25 dos 40 vagões do VLT já estão prontos, devendo ser trazidos de Bilbão, na Espanha. A previsão é que as próximas composições cheguem a Cuiabá na primeira quinzena do próximo mês.

Desfile3

Ao longo do percurso do VLT, serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, além de uma estação na região do Porto, onde poderá ser feita a integração com os ônibus de transporte coletivo.

Fonte: G1 MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top