Capa / Estaduais / Em Paranaíta: Novembro Azul visa mobilizar homens para prevenção do câncer de próstata

Em Paranaíta: Novembro Azul visa mobilizar homens para prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul visa mobilizar homens para prevenção do câncer de próstataPara alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Paranaíta através da Secretaria Municipal de Saúde adere à Campanha “Novembro Azul”, uma ação que visa mobilizar a classe masculina para os cuidados com a prevenção do câncer de próstata.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, a Campanha irá iluminar pontos turísticos em várias cidades e terá distribuição de panfletos explicativos no movimento chamado Novembro Azul. O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Considerado uma doença da terceira idade, o câncer de próstata tem surgimento em três quartos dos casos no mundo a partir dos 65 anos. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.
Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
“O tratamento e a prevenção, depende de cada um tomar consciência da importância do diagnóstico precoce, nossa maior luta é para que os cidadãos procurem nossos PSFs, que estarão prontos para o atendimento, somente depois de derrubarmos este tabu sobre o exame de próstata, é que vamos alcançar números positivos na luta contra o câncer. Mas para isso precisamos da colaboração e compreensão de todos para que entendam que o mais importante é ter uma vida saudável.” Comenta Soninha, Secretária de Saúde de Paranaíta.

SECOM-Paranaíta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top