Capa / Estaduais / Alunos de Paranaíta visitam o Circuito Cultural Teles Pires

Alunos de Paranaíta visitam o Circuito Cultural Teles Pires

Alunos de Paranaíta visitam o Circuito Cultural Teles Pires 1A Companhia Hidrelétrica Teles Pires deu início em outubro, a programação de visitas ao Circuito Cultural instalado na sede da empresa, em Paranaíta, para os alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. O propósito da exposição é atender cerca de 1.750 estudantes da região e apresentar todo o trabalho científico realizado, desde 2011, em parceria com a empresa Documento, e que ajudará a contar a história da região de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), desde a pré-história, passando pela colonização dos municípios até a época atual.
A exposição é composta por fotos, painéis explicativos, peças arqueológicos, oficinas e visita guiada ao laboratório. Segundo o curador do projeto da empresa Documento, Carlos Gadelha, o Circuito Cultural complementa as palestras e oficinas realizadas em 2012, na rede pública de ensino, por meio do Programa de Preservação do Patrimônio Cultural, Histórico, Arqueológico e Paleontológico da UHE Teles Pires. “No ano passado reproduzimos sítios arqueológicos nas escolas para que os alunos pudessem realizar escavações, conhecer as ferramentas usadas pelo arqueólogo e como são encontrados os artefatos e utensílios utilizados no passado”, disse o profissional.
Para a aluna do quinto ano da Escola Municipal Getúlio Vargas, Ingrid Tereza, o Circuito Cultural oferece a oportunidade de entender como a região vem evoluindo. “A gente conhece melhor a história do nosso povo. Eu vou contar o que aprendi para meu pai, minha mãe e minha avó quando chegar em casa” afirmou.
Com a execução dos trabalhos na área de abrangência da UHE Teles Pires pela equipe Documento, já foram encontrados mais de 60 mil artefatos entre pedra lascada, pedra polida (lâminas de machado), utensílios de cerâmica decorada, fragmentos entre outros vestígios da antiguidade.
Uma das missões do projeto é ampliar a Gestão e o conhecimento sobre o Patrimônio Cultural, para impulsionar o desenvolvimento do turismo na região, aliado a medidas sustentáveis, ambientais e culturais.
Segundo o gerente de Planejamento e Controle Estratégico da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Renan Gil, o objetivo é que o conteúdo presente na exposição seja incrementado e renovado com o avanço das informações obtidas nas pesquisas, e que está em elaboração um projeto referente a Casa de Culturae Memória de Paranaíta, onde é previsto um espaço definitivo para a inserção do Circuito Cultural. “A população e os turistas terão mais acesso a história local, onde o espaço possibilitará o fortalecimento cultural, divulgação de peças e da história local, como por exemplo, a história e registros encontrados no Sítio da Pedra Preta” relatou o gerente.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top