Capa / Estaduais / Grupo Gestor Turístico de Alta Floresta e Paranaíta visita UHE Itaipu

Grupo Gestor Turístico de Alta Floresta e Paranaíta visita UHE Itaipu

Programa Tradicional do Artesanato ÑandevaDando prosseguimento aos trabalhos da visita técnica “Olhar para Inovação Turística”, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 08 de outubro, os Grupos Gestores de Turístico de Alta Floresta e Paranaíta, marcaram presença na Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Essa oportunidade é uma iniciativa da Companhia Hidrelétrica Teles Pires em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).
A visita iniciou com a apresentação de um documentário sobre o empreendimento hidrelétrico que envolveu o processo histórico da construção, as ações de responsabilidade social, os procedimentos de visitações e segurança. Em seguida, os visitantes foram conduzidos para um passeio panorâmico pelo complexo da Usina, entre o mirante central à barragem e vertedouro.
Os integrantes dos grupos gestores, para aprimorar o conhecimento e obter informações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela UHE Itaipu que alcançou um grande potencial turístico na região, participaram de reunião com a gerente geral da Itaipu Binacional, Jurema de Cordova Fernandes. No final do encontro, um representante de Alta Floresta e Paranaíta realizou a entrega de uma lembrança típica da região matogrossense.
No andamento da visita, o grupo seguiu visitando os trabalhos do projeto Trilha Jovem Iguassu coordenado pelo Instituto Polo Iguassu, apresentado pela coordenadora do programa, Patrícia Dutra, que destacou a ação como iniciativa de sucesso para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade, potencializando-os para o mercado de trabalho. “É importante que vocês conheçam os nossos trabalhos aqui e vejam uma viabilidade de implantação em outra localidade. Além de acolherem jovens, poderão contribuir para a formação profissional. Só assim, os jovens vão adquirir experiências e conhecer a cultura organizacional”, destacou.
Em relação às questões artesanais da região, o grupo gestor obteve esclarecimentos sobre o Ñandeva que é um programa que desenvolve o artesanato para o fortalecimento de uma identidade tradicionacional (na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai) através da inserção de elementos e ícones que remetem à cultura regional.
Segundo a coordenadora artística do Ñandeva, Maria Chaung, é uma honra o grupo conhecer os trabalhos do programa e analisar a viabilidade de implantação em outras regiões. “Aqui, o diálogo é constante entre designers e artesãos. Os produtos são desenvolvidos com o intuito de agregar valor aos produtos e à região”, explica a profissional.
O integrante do Grupo Gestor de Alta Floresta, Cláudio Vicenti, ressaltou que a visita está sendo bastante proveitosa, pois possibilita ao Grupo Gestor a verificação in loco do potencial que um empreendimento, como uma usina hidrelétrica, pode trazer para região. “Podemos verificar os pontos fortes desenvolvidos regionalmente e analisar a sua viabilização na nossa região com a implantação da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Acredito no desenvolvimento, não somente da pesca esportiva, mas que o lago proporcionará outros seguimentos turísticos, tais como: náutico, mergulho subaquático, lazer, entre outros”, ressaltou Cláudio.
A visita técnica segue com os trabalhos subsidiados pelo Programa de Apoio a Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo do Projeto Básico Ambiental da UHE Teles Pires.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top