Capa / Economia / Quinto maior produtor de suínos do País, MT é o que mais capacita

Quinto maior produtor de suínos do País, MT é o que mais capacita

Quinto maior produtor de suínosPara promover capacitação e melhores técnicas sobre a suinocultura em Mato Grosso – 5º maior estado produtor de suínos no Brasil -, estão sendo realizadas uma série de cursos, que fazem parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Os cursos já instruíram 294 pessoas em todo o estado, que conta com um rebanho que oscila entre 1,5 a 1,6 milhões de animais. O projeto é coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e pela Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

De acordo com a coordenadoria do projeto, os cursos já passaram pelas cidades de Diamantino, Tapurah, Campo Novo e Nova Mutum, e, mais etapas ainda serão realizadas até o final deste ano. A previsão é que até o mês de dezembro os cursos tenham continuação em Campo Verde e Nova Mutum, e sejam iniciados em mais uma cidade, que ainda está em negociação.

Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a aplicação desses cursos vem de encontro às necessidades que os produtores de Mato Grosso apresentam em termos de capacitação e melhorias técnicas. O bom número de pessoas alcançadas com as capacitações é um sinal de organização dos suinocultores.

Já para o analista do Senar-MT e gestor do PNDS, Wlademiro Silvano Pereira Neto, o objetivo é treinar a mão de obra disponível para trabalhar em granjas suinícolas e unificar e padronizar os processos produtivos da suinocultura brasileira.

O PNDS

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, já alcançou em todo o país, mais de mil pessoas desde 2012, em cerca de 100 turmas, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS). Os estados que recebem o projeto são: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, entre outros.

Fonte : Olhar Direto

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top