Há pouco mais de três meses foram instados em Alta Floresta os semáforos. Em tão pouco tempo o resultado já é grande.
Segundo a 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros, após a implantação dos semáforos em pontos estratégicos espalhados na região central da cidade fez com que o número de acidentes de trânsito diminuísse consideravelmente. Os pontos onde foram instalados os semáforos são de grande fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.
“A iniciativa por parte da prefeitura de colocar semáforos no município de Alta Floresta vem sim colaborar com a redução de acidentes”, disse Major Cortez.
De acordo com o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Sansão Leite, algumas situações ainda estão sendo ajustadas e que a intenção do poder Público é estabelecer mais melhorias neste setor. “Quem ganha com tudo isso é a população, isso é o início de uma administração que a muito de fazer nos quatro anos de governo pra melhoria significativa no trânsito de Alta Floreta”, destacou.
A moradora Renata Oliveira Gervázzio, o fluxo de veículos melhorou muito após a implantação dos semáforos. Ela diz estar satisfeita cm o que vem sendo implantado no município. Para Renata Gervázzio a chegada dos semáforos melhorou o clima no trânsito. “O trânsito em nossa cidade estava muito tumultuado, hoje a gente já percebe melhorias, as pessoas ainda estão se habituando a este novo sistema, mas acredito que tem tudo pra se encaixar perfeitamente”, aposta.
Se por um lado a implantação de semáforos resolve o problema do tumulto no trânsito, principalmente em horário de pico, por outro começa a preocupação com relação a assalto quando o sinal estiver fechado principalmente no período da noite. “Infelizmente há esta situação, uma vez que existem estas pessoas desocupadas que aproveitam para cometer crimes no sinal vermelho”, lamenta o morador pioneiro em Alta Floresta, Helemar de Souza.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, um plano de alerta precisa ser elaborado para evitar que casos como o que ocorreu recentemente no semáforo do setor Industrial voltem a acontecer. “Existe um sistema de alerta que pode ser implantado nos semáforos a partir das 10 horas da noite, ele pode ficar piscando na faixa amarela, a pessoa chega verifica se está ou nãopassando veículo e avança”, esugere Major Cortez.
Alex Cordeiro