Capa / Cultura / Garrafa com manuscritos é encontrada embaixo de estátua em Curitiba

Garrafa com manuscritos é encontrada embaixo de estátua em Curitiba

Garrafa com manuscritosUma pequena garrafa com manuscritos e um pedaço de metal ainda não identificado foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no centro de Curitiba, durante a retirada da estátua para restauração na noite de quinta-feira (25). A prefeitura estima que o objeto tenha pelo menos 85 anos.

A garrafa está tampada com uma espécie de rolha e aparenta estar no local há muito tempo. Os técnicos da prefeitura trabalhavam na retirada da estátua do pedestal quando encontraram a garrafa.

A escultura de Tiradentes é obra do artista paranaense João Turin (1878-1949) e foi inaugurada em 1928. Não se sabe desde quando o objeto está no local, se foi colocado por alguém depois da inauguração ou se foi uma intervenção pensada pelo próprio escultor.

Garrafa com manuscritos2O conteúdo da garrafa deverá ser revelado na próxima semana pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), após a inspeção de restauradores da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

“Agora, a ansiedade é para conhecer o conteúdo deste texto, que será aberto na próxima semana com todos os cuidados que situação requer”, disse Marcos Cordiolli, presidente da FCC.

A escultura de Tiradentes foi transportada para o Ateliê João Turin, onde será restaurada pelo escultor Elvo Benito Damo, e deve retornar à praça em 60 dias. A praça Tiradentes é considerada o marco zero da capital paranaense.

Fonte: uol

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top