Capa / Estaduais / Três pessoas são presas por subtração de madeira ilegal em MT

Três pessoas são presas por subtração de madeira ilegal em MT

Três pessoas são presasTrês pessoas foram presas, entre elas um menor de idade, acusados de subtrair madeiras ilegais de uma fazenda localizada na zona rural do município de União do Sul (485 km de Cuiabá). Claiton Bock, 31, Valcir Barbieri, 24, e o menor R.F de 17, foram atuados em flagrante pelos investigadores da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) neste domingo (14).

De acordo com a Polícia Civil, eles agiam sempre durante a madrugada e nos finais de semana para não levantar suspeita da fiscalização. Foram apreendidos cerca de 150 metros cúbicos de madeira de diversas espécies. As prisões ocorreram na madrugada em um local de mata fechada, que dificultou o trabalho dos policias.

Além das madeiras, foram apreendidos dois tratores CB, uma motosserra e dois carros. As toras estão sendo removidas pela equipe do Demae segundo o delegado que registrou a ocorrência, existe certa dificuldade para a retirada das madeiras do local, pois a região é de floresta fechada.

Os acusados serão indiciados por crime ambiental, além de furto qualificado e posteriormente encaminhado a Cadeia Pública do município de Cláudia. O menor foi apresentado ao Ministério Público da Infância e Juventude da mesma cidade.

Essas investigações são continuidade da operação “Ouro verde”, realizada em novembro de 2012, após denúncias enviadas à Polícia Civil sobre o desmatamento ilegal na fazenda Ouro Verde em União do Norte. Na operação, 14 pessoas foram pessoas foram flagradas retirando madeiras de uma área de floresta nativa. Também foram apreendidos 8 caminhões, sendo 7 carregados de madeiras, um trator empilhadeira, 1 carro, duas motosserras e uma espingarda.

As madeiras são equivalentes a 80 metros cúbicos em toras derrubadas clandestimente. José Edmar Garcia chefia a quadrilha desarticulada na operação, foi preso em dezembro de 2012 e responde ao crime de furto de madeira, crimes ambientais e coação de pessoas no curso do processo.

As investigações mostram que ainda ocorre desmatamento ilegal na área por parte de outros grupos criminosos.

Fonte: Vanessa Alves

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top