Capa / Estaduais / Hidrelétrica Teles Pires inicia ações de educação ambiental

Hidrelétrica Teles Pires inicia ações de educação ambiental

usinaA Companhia Hidrelétrica Teles Pires deu início aos trabalhos do Programa de Educação Ambiental (PEA) que
pretende despertar na comunidade a consciência crítica sobre as questões ambientais com foco na realidade local e na preservação do meio ambiente.
De acordo com os resultados obtidos no Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) realizado em 2011, foram propostos três projetos para serem desenvolvidos nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta, sendo: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável direcionado a população da área de influência indireta (AII), Projeto de Gestão dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental nas escolas.
O programa promoverá oficinas que abordarão temas sobre gestão e captação de recursos; direitos e deveres do cidadão e do poder público; função do agente comunitário e forma de utilização dos recursos de saúde dos municípios; programa de microbacia; reflorestamento das nascentes; alterações ambientais com a formação do reservatório da UHE Teles Pires e pelo novo ordenamento territorial do entorno.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Marcos Duarte, o programa já capacitou servidores públicos para elaboração de projetos. A ideia, segundo ele, é dar condições
aos gestores e demais participantes para a preparação de projetos contundentes, o que aumenta a possibilidade de
sucesso na captação de recursos.
O secretário de Turismo, Robervaldo Barbosa, destaca que as ações propostas vão atender necessidades pontuais do município e citou a elaboração do projeto do aterro sanitário como uma demanda muito importante para a região, tendo em vista que a lei federal nº 12.305/10, que institui a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece que todos os municípios brasileiros terão que implantar aterros sanitários até 2014.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top