A Companhia Hidrelétrica Teles Pires deu início aos trabalhos do Programa de Educação Ambiental (PEA) que
pretende despertar na comunidade a consciência crítica sobre as questões ambientais com foco na realidade local e na preservação do meio ambiente.
De acordo com os resultados obtidos no Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) realizado em 2011, foram propostos três projetos para serem desenvolvidos nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta, sendo: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável direcionado a população da área de influência indireta (AII), Projeto de Gestão dos Resíduos Sólidos e Educação Ambiental nas escolas.
O programa promoverá oficinas que abordarão temas sobre gestão e captação de recursos; direitos e deveres do cidadão e do poder público; função do agente comunitário e forma de utilização dos recursos de saúde dos municípios; programa de microbacia; reflorestamento das nascentes; alterações ambientais com a formação do reservatório da UHE Teles Pires e pelo novo ordenamento territorial do entorno.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Marcos Duarte, o programa já capacitou servidores públicos para elaboração de projetos. A ideia, segundo ele, é dar condições
aos gestores e demais participantes para a preparação de projetos contundentes, o que aumenta a possibilidade de
sucesso na captação de recursos.
O secretário de Turismo, Robervaldo Barbosa, destaca que as ações propostas vão atender necessidades pontuais do município e citou a elaboração do projeto do aterro sanitário como uma demanda muito importante para a região, tendo em vista que a lei federal nº 12.305/10, que institui a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece que todos os municípios brasileiros terão que implantar aterros sanitários até 2014.