Capa / Estaduais / Lucas se prepara para revisão biométrica eleitoral

Lucas se prepara para revisão biométrica eleitoral

Lucas se prepara para revisão biométrica eleitoralMais de 23 milhões de brasileiros deverão ser identificados por meio das impressões digitais nas Eleições 2014. Para tanto, 490 cidades de todos os Estados e o Distrito Federal já recadastraram ou vão recadastrar os eleitores utilizando essa tecnologia.

Por meio da biometria, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, outra grande vantagem da tecnologia biométrica é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.

O eleitor que não comparecer ao cartório durante o período estabelecido para cada cidade terá o seu título cancelado. O cancelamento ocorre porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. Quando realizado o recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Em Lucas, os mais de 32 mil eleitores começam a passar pela revisão biométrica a partir dos últimos dias do mês de agosto. Um alto volume de títulos cancelados leva o município a perder recursos da União, já que muitos valores são definidos com base no numero de eleitores cadastrados. Menor número de eleitores, menor volume de recursos.

No processo de recadastramento, o eleitor será fotografado e suas impressões digitais são registradas. Como as informações serão atualizadas, o processo terá duração de até vinte minutos. O Tribunal do Júri do Forum da Comarca e a Escola Cecília Meireles, no Bairro Tessele Junior serão os espaços utilizados pela Justiça Eleitoral para os trabalhos.

Fonte: www.leialucas.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top