O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande iniciou novas frentes de serviço para construção das pontes sobre o rio Cuiabá (uma) e Coxipó (duas), além de mais um viaduto na avenida Fernando Corrêa da Costa, no entroncamento com a avenida Beira Rio. Cerca de 70 trabalhadores estão envolvidos nessas obras, quantidade que deverá subir à medida que os trabalhos forem avançando. O prazo de conclusão é de oito meses.
No caso da ponte sobre o rio Cuiabá (Júlio Müller), estão sendo realizadas algumas atividades relacionadas à obra civil, mas principalmente as de meio ambiente, com o resgate arqueológico no Muro de Barão de Melgaço, localizado no lado direito da Ponte, no sentido Cuiabá-Várzea Grande. Nessa área não haverá nenhuma interferência civil, no entanto, as obras só vão ganhar força, quando o resgate for concluído.
Enquanto o resgate arqueológico está em andamento, a equipe de engenharia de produção prepara infraestruturas para a edificação da ponte, que terá grande parte da estrutura pré-moldada, gerando ganho de tempo na construção. A ponte será construída à jusante do rio (do lado direito da ponte existente, no sentido Várzea Grande Cuiabá). A estrutura terá cerca de 350 metros e será usada para o tráfego de veículos. A ponte central servirá para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e terá sua estrutura ajustada para implantação da via permanente. A ponte utilizada para o trânsito no sentido Cuiabá-Várzea Grande continuará com o mesmo sentido e também receberá reforço.
O processo construtivo dessa ponte está divido em etapas. Nesta primeira fase foi construída a ponte branca, uma passarela de madeira erguida sobre a lâmina d’água que servirá para sustentar os equipamentos e máquinas para execução da fundação da ponte (tubulões). Em seguida será iniciada a etapa de mesoestrutura, em que serão construídos os pilares que vão sustentar as travessas. As vigas pré-moldadas e o plano de pista ou tabuleiro (superestrutura) serão executados na sequência.
No Coxipó – No início de junho, o Consórcio VLT começou a mobilização de toda a infraestrutura para construção do viaduto e das duas pontes sobre o rio Coxipó. As obras de arte especiais também fazem parte do pacote para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As duas pontes terão aproximadamente 280 metros de extensão e serão usadas para tráfego de veículos. Serão construídas nas laterais das pontes já existentes.
Após a conclusão delas, o trânsito será conduzido para as novas estruturas. As velhas serão demolidas para dar continuidade à construção ao viaduto rodoferroviário de 340 metros de extensão. Sob o elevado também será construída uma nova rotatória para acesso à avenida Beira Rio. Atualmente, o canteiro de obras está sendo montado e a construção das pontes ganhará ritmo com a conclusão do resgate arqueológico, cuja atividade começa nos próximos dias.
No caso das obras para o viaduto, estão sendo feitas a locação topográfica, identificação, escavações e remoção de interferências enterradas (rede elétrica, de água e esgoto e fibra ótica). Uma máquina hélice contínua para cravamento de estacas (fundação do viaduto) já está no local.