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Vendas de filme e HQ ‘V de vingança’ crescem na web após protestos

v-de-vinganca 2As vendas da história em quadrinhos “V de vingança”, de 1988, e do filme de mesmo nome, de 2005, aumentaram em lojas na internet após o início dos protestos no Brasil. A máscara usada pelo personagem revolucionário V é usada em manifestações pelo país e também virou fenômeno de vendas.

Na loja de HQ Comix, as encomendas pela web aumentaram de cerca de dez unidades por semana, antes dos protestos, para 100 na última semana. Nos serviços de streaming de filmes Netflix e no iTunes, “V de vingança” está entre os filmes mais populares entre os usuários nos últimos dias. O DVD do filme era o 6º mais vendido na loja Submarino na terça-feira (25), no meio de lançamentos e boxes especiais.

Na história escrita nos anos 80 por Alan Moore, com desenhos de David Lloyd, um governo totalitário no Reino Unido é combatido pelo oposicionista mascarado V. A trama foi adaptada para o cinema em 2005, com roteiro dos irmãos Wachowski, de “Matrix”, e Natalie Portman e Hugo Weaving no elenco.

A máscara do personagem V é inspirada em Guy Fawkes, oposicionista inglês condenado à morte por traição em 1605. Ele comandou a chamada Conspiração da Pólvora, que queria explodir o parlamento em discurso do rei James I. Popularizada pelo filme, a máscara também se tomou símbolo do grupo de hackers ativistas Anonymous e passou a aparecer em várias manifestações pelo mundo.

“Neste fim de semana as vendas pela internet foram lá em cima”, diz ao G1 Jorge Rodrigues, de 40 anos, diretor comercial da Comix. “Vendíamos cerca de dez quadrinhos de ‘V de vingança’ por semana antes dos protestos. Durante a semana passada vendemos 50, e mais 50 no sábado e domingo, devido a toda essa ‘revolução'”.

v-de-vinganca 3“Temos cerca de 500 exemplares em estoque. Se continuar nesse ritmo, vai faltar, vamos ter que encomendar mais”, prevê Jorge. Ele diz que o quadrinho, que custa R$ 24,90, tem destaque na vitrine da loja física, no centro de SP. “Não está na parte de lançamentos, mas fica bem ‘visual'”.

No Netflix, serviço que funciona por assinatura que dá acesso ao catálogo de filmes, “V de vingança” está na lista de “mais populares” desde o dia 17 de junho, quando houve fortes manifestações pelo país. No iTunes, que oferece aluguel de filmes por streaming, o longa era o 17º mais visto da terça-feira (25) – todos os filmes à frente dele eram lançamentos ou títulos mais recentes.

A editora Panini, que tem os direitos de publicação da HQ no Brasil desde 2009, e a Warner Home vídeo, que distribui o filme no país, disseram que ainda não chegou a aumentar o volume de encomendas dos produtos pelos lojistas.

Fonte: G1

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