Capa / Em Destaque / NOVEMBRO AZUL: Médico afirma que homens se colocam em risco, devido ao preconceito com a realização do exame do toque

NOVEMBRO AZUL: Médico afirma que homens se colocam em risco, devido ao preconceito com a realização do exame do toque

Bruno Felipe / Da Reportagem

Desde o início deste mês, diversas entidades, instituições e órgãos públicos aderiram à campanha ‘Novembro Azul’, mês de conscientização sobre a saúde do homem e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os vereadores da Câmara Municipal de Alta Floresta também entraram na campanha e estão promovendo a sua visibilidade, tanto com a colocação de cartazes informando os homens sobre a importância da realização dos exames, como a implantação de luzes azuis nos postes que rodeiam a Câmara. A mesma ação de visibilidade com as luzes azuis foi feita no Avião Douglas DC-3, localizado na Praça do Avião.

O vereador e médico, Dr. Charles Miranda, afirmou que muitas pessoas têm preconceitos em relação à doença, principalmente no que tange a realização do exame para o diagnóstico precoce da doença, o famoso Exame do Toque. Mas ele explicou que essa vergonha de comparecer a Unidade de Saúde para fazer o exame ou até mesmo tratar da doença, tem colocado muitos homens em risco de morte. “A importância do tratamento é que você irá viver mais tempo; então esse possível preconceito que você tem familiar, cultural ou religioso, vai levar você a morte”, frisou Charles, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

O médico e vereador afirmou que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. Lembrando que apesar de ser raro, existe a incidência de câncer de mama em homens, por isso o ‘Novembro Azul’ é dedicado a saúde do homem de forma geral. “Não deixe de ir no posto, corte os tabus, corte a vergonha, vá lá e faça seus exames”, concluiu Charles.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top