Capa / Cultura / Alta Floresta tem até abril para finalizar a atualização das informações do Mapa do Turismo

Alta Floresta tem até abril para finalizar a atualização das informações do Mapa do Turismo

Bruno Felipe / Da Reportagem

A dimensão e a diversidade do território brasileiro constituem um dos maiores desafios para a gestão e o desenvolvimento da atividade turística. Diante dessa realidade, o Programa de Regionalização do Turismo foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar os municípios a um trabalho conjunto, de modo a estimular que cada peculiaridade local possa ser valorizada e integrada numa visão mais abrangente, levando-se em conta a dimensão regional.

Como instrumento norteador do Programa, tem-se o Mapa do Turismo Brasileiro, uma importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as Unidades da Federação no desenvolvimento de políticas públicas, sendo que sua atualização acontece bienalmente (a cada dois anos). Considerando que a última atualização ocorreu no ano de 2017, a nova atualização do Mapa está sendo realizada neste 1º semestre de 2019.

De acordo com a chefe do turismo de Alta Floresta, Franciela Porto, o processo de atualização atende a critérios determinados pelo Ministério do Turismo, que deverão ser comprovados para posterior inserção e validação no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT); com isso, os recursos destinados ao departamento responsável serão assegurados aos municípios. Conforme ela disse, Alta Floresta já enviou as primeiras informações como as atualizações de atividades do turismo realizada no município, informações do órgão ou entidade responsável pela Pasta do Turismo e também informações sobre o orçamento anual.

Franciela ressaltou que Alta Floresta têm até o mês de abril para entregar as demais informações solicitadas, dentre elas, informações sobre o Conselho de Turismo ativo e as empresas cadastradas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur). “O Mapa é de suma importância; os municípios têm que estar sempre se reunindo para buscar os recursos. Estes recursos virão através de projetos, mas já é uma porta de entrada”, frisou Franciela em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top