Breaking News

Alunos do JVC promovem “Pit Stop” no Dia Mundial de Combate do Diabetes

Pelo quinto ano consecutivo alunos da escola estadual Jaime Veríssimo de Campo Jrº localizada na grande Cidade Alta foram às ruas para lembrar os cuidados que devem ser tomados com a doença que mais mata no mundo, o Diabetes, cujo Dia Mundial de Combate à doença comemorou-se na quinta-feira, 14 de novembro. Além disso, o mês de novembro marcar também a necessidade que o homem deve ter consigo mesmo.
Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os alunos da escola JVC realizaram um “pit-stop” na avenida Ludovico da Riva, nas proximidades da Praça Cívica, onde foram entregues panfletos sobre a doença e também os cuidados que devem ser tomados com a saúde.

Alunos do JVC promovem
De acordo com José Luiz Teixeira,da SMS, o “pit stop” marca uma série de programações que abrem a campanha de prevenção do homem que serão desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde nos PSFs dos bairros e nesta terça-feira,  dia 19, no Ginásio Chico da Brahma no período da tarde.
Já no próximo sábado, 23, acontece a “Caminhada pela Saúde” que marca o enceramento da campanha. A saída da caminhada acontece as 07h30 na Escola Estadual JVC na Cidade Alta.
Diabetes
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês) existem 371 milhões de diabéticos, entre os adultos de todo o mundo. A maioria dos casos se refere ao tipo 2 da doença, passível de ser evitado com medidas como o combate a obesidade e o sedentarismo.
Segundo a IDF, há 13,4 milhões de diabéticos no Brasil (tipo 1 e 2). O país ocupa o quarto lugar no mundo em número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Trata-se de um número alarmante, já que a estimativa era de que teríamos cerca de 12,7 milhões de brasileiros diabéticos somente em 2030. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), com o objetivo de dar respostas ao crescente interesse em torno da doença, além de alertar para o aumento de sua incidência no mundo.
A data escolhida para a celebração é a mesma do nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

MT Esporte

Check Also

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Operação da PF mira rede de tráfico sexual no Brasil e Irlanda; prisões em Mato Grosso e mais cinco estados

Esquema movimentava cerca de R$ 5 milhões por ano; três mandados de prisão foram cumpridos …

Corpo de Bombeiros combate incêndio em Escola Municipal em Juína

Segundo testemunhas, o fogo iniciou no ar condicionado da sala de aula e se alastrou …

Defesa contesta pena de 225 anos por estupros e assassinatos de mãe e filhas

A defesa de Gilberto Rodrigues dos Anjos, o “monstro de Sorriso”, ingressou com recurso contra …

Julgamento de Bolsonaro deixará claro que democracia sabe militar por sua conservação, diz Gilmar

Decano do Supremo Tribunal Federal rechaça anistia e defende, em evento na Itália, que responsabilização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *