
Após a formação de maioria no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) pela reforma da sentença que cassou, em primeira instância, o mandato do prefeito Valdemar “Chico” Gamba e do vice-prefeito Robson Quintino, o clima na base aliada foi de comemoração.
Nas redes sociais, Robson publicou uma mensagem emocionada aos correligionários, classificando o momento como “mais do que uma decisão judicial”. O vice-prefeito relembrou os seis meses de “luta, pressão e resistência” desde a condenação inicial por suposta compra de votos, negada pelo tribunal nesta fase.
“Foi chão, foi lágrima contida, foi abraços que sustentaram e palavras que nos mantiveram firmes quando o peso parecia maior do que as forças”, escreveu. Segundo ele, a vitória não se resume ao resultado jurídico, mas à manutenção da união e da integridade do grupo político.
Quintino agradeceu o apoio recebido de aliados e eleitores durante o processo. “Seguimos com fé, certos de que quem caminha junto chega mais longe. E hoje, chegamos juntos”, declarou.
O julgamento do caso foi suspenso após pedido de vista da presidente do TRE-MT, que será a sétima a votar. Apesar disso, a maioria já está formada para derrubar a decisão de primeira instância, o que, na prática, mantém prefeito e vice no cargo até que o processo seja definitivamente encerrado.
O prefeito Chico Gamba também comemorou a decisão. Em contato com a redação, Gamba fez questão de agradecer às pessoas que deram apoio neste momento, valorizando cada uma das pessoas que torceram pelo sucesso da empreitada judicial.
Também por mídias sociais, os advogados de defesa Leonardo Benevides, Rayssa Toledo e Rodrigo Cyrineu explicaram que na prática, ainda é necessário aguardar a devolução do processo pela desembargadora presidente e a publicação do acórdão com seu voto.
No TRE-MT, assim como nos demais tribunais colegiados, a decisão é formada pela maioria dos votos. Uma vez que a maioria já foi alcançada (no caso, 6 votos a favor da reforma da sentença), o voto contrário da presidente apenas constará como voto vencido.