O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Edson Fachin, recebeu na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) para discutir projetos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher, com foco especial no combate ao feminicídio.
Durante a reunião, Fachin afirmou que o tema é uma das prioridades da atual gestão no STF e no CNJ. Segundo o ministro, o enfrentamento à violência contra a mulher exige uma atuação integrada entre as instituições públicas, diante da gravidade e da complexidade do problema. Ele ressaltou que os dados disponíveis demonstram a dimensão da tragédia e apontam causas múltiplas para esse tipo de violência.
A senadora Daniella Ribeiro apresentou ações que vêm sendo implementadas no estado da Paraíba, incluindo iniciativas de educação em escolas e em unidades prisionais. Ela também solicitou apoio institucional para ampliar e fortalecer essas medidas. No encontro, foi mencionado um protocolo de interesse firmado com o CNJ para estabelecer parcerias em projetos voltados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Ao final da audiência, o ministro Edson Fachin designou a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira, para acompanhar o tema e articular o desenvolvimento das ações apresentadas.












