Capa / Nacionais / Partido dos Trabalhadores celebrou 43 anos dia 10 de Fevereiro

Partido dos Trabalhadores celebrou 43 anos dia 10 de Fevereiro

Na sexta-feira, dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou 43 anos de história. Fundado em 1980, o partido integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. De acordo com os dados do próprio partido, em janeiro de 2023, o PT contava com 1.607.482 filiados,sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na legislatura atual (2023-2027), o PT tem a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, atrás do PL, e a quarta maior do Senado Federal. Junto ao PSDB, seu histórico adversário, foi o maior partido que surgiu na luta pela redemocratização do Brasil, contra a ditadura militar.

Para celebrar esta data importante, o partido está organizando uma programação muito especial, em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Além disso, Diretórios municipais devem realizar comemorações regionais. Em entrevista, a vereadora Ilmarli Teixeira (PT), primeira mulher eleita em Alta Floresta pelo Partido dos Trabalhadores, disse que comemorar mais um aniversário deste partido, que foi fundado para dar voz ao povo brasileiro, é um motivo de orgulho e muita alegria “Felizmente, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras chega aos 43 anos num momento muito feliz da história do Brasil, onde conseguimos vencer o extremismo”, disse ela.

Lembrando que o PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento. Na volta das eleições gerais para presidente da República após 29 anos, Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno da disputa eleitoral. Em Primeiro de Janeiro de 2003 Lula tomou posse como presidente do Brasil, em seu primeiro mandato.

Foi o primeiro presidente eleito pelo PT e sempre defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional. No dia 01/01/2011 Dilma torna-se a primeira mulher presidenta, após dois mandatos de Lula. Com a eleição de Dilma, tem início um novo período político marcado pela superação do neoliberalismo e pela possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil, com o aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula. Em 2015, Dilma foi reeleita presidenta da República. Neste ano de 2023, Lula retoma, em seu terceiro mandato, à presidência da república e com isso, o Brasil volta a ser respeitado internacionalmente. “Parabéns a todas e todos. E viva o PT”, finalizou Ilmarli.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top