Capa / Cidades / Servidores da segurança pública poderão ter programa de apoio psicológico

Servidores da segurança pública poderão ter programa de apoio psicológico

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) votou, nesta terça-feira (24), pela derrubada do Veto 56/2022 aposto ao Projeto de Lei 833/2019, que propõe a instituição do programa de acompanhamento e orientação psicológica aos agentes de segurança pública do Estado de Mato Grosso. O parecer da Comissão será encaminhado ao plenário e deverá ser apreciado na sessão desta quarta-feira (25).

O PL 833/2019, de autoria do deputado Delegado Claudinei (PL), prevê a implantação de atendimento psicológico para os servidores da segurança pública, incluindo policiais civis, militares e penais e bombeiros militares por meio de parceria com universidades públicas e privadas, sem custos adicionais ao Poder Executivo.

Para o autor da proposta, o índice de pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas é muito alto entre os profissionais com que atuam na área e afeta não só o trabalho, mas a vida pessoal dos agentes de segurança e de seus familiares. “O número de casos de suicídios e de afastamentos na segurança pública é muito alto. Para se ter uma ideia, têm anos que o número de suicídio superou os casos de mortes em combates com bandidos armados. Infelizmente o governador vetou este projeto que visa o apoio psicológico aos profissionais, mas estamos mobilizando os deputados para tentar derrubar o veto em plenário”.

O projeto disciplina a parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e universidades públicas e privadas para que estudantes, sob a supervisão de professores, façam o acompanhamento desses profissionais. 

Licitações – O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, presidente da CCJR, deu parecer favorável ao Projeto de Lei 210/2022, relativo à Mensagem 33/2022, que dispõe sobre as normas específicas dos processos de licitação do Poder Executivo. A proposta encaminhada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) inverte a ordem de execução das licitações realizadas pelo governo do estado para dar mais agilidade e evitar judicialização desnecessária.

Assim, conforme explica o relator, primeiramente será feita a classificação dos concorrentes de acordo com o preço, para só então abrir para fase de documentação. “As empresas muitas vezes questionam a documentação de outras empresas que nem seriam classificadas por questão de preço. Essa inversão vai dar mais agilidade e vamos, inclusive, sugerir à AMM (Associação Mato-Grossense de Municípios) que encaminhe a sugestão às prefeituras para que também façam a alteração”.

Ao todo, 34 matérias estavam previstas na pauta da 9ª reunião ordinária da CCJR, realizada na manhã desta terça-feira (24). Quatro projetos foram retirados da pauta a pedido do autor, 16 tiveram parecer favorável aprovado, nove receberam parecer contrário. Com relação aos vetos, cinco receberam parecer pela derrubada, porém um deles foi rejeitado e os deputados aprovaram a manutenção do veto.

Participaram da reunião, de forma presencial, os deputados Dilmar Dal Bosco, Max Russi (PSB), Delegado Claudinei (PL). O deputado Sebastião Rezende (PL) participou da reunião de forma remota.

Todos os projetos em tramitação na ALMT podem ser acompanhados na página da instituição neste link


Secretaria de Comunicação Social

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top