Capa / Cultura / ‘Fundação Cristalino’ levou conscientização ambiental para cerca de 700 alunos das escolas públicas por meio do projeto ‘Historinhas da Floresta’

‘Fundação Cristalino’ levou conscientização ambiental para cerca de 700 alunos das escolas públicas por meio do projeto ‘Historinhas da Floresta’

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Fundação Ecológica Cristalino (FEC) de Alta Floresta promoveu no mês de outubro e neste mês de novembro, a 2ª edição do projeto ‘Historinhas da Floresta’. O projeto tem como público alvo crianças de 04 a 06 anos de idade e foi realizado na sede da FEC, situada na área verde do Resort Floresta Amazônica Hotel em Alta Floresta. Nesta 2º Edição o projeto apresenta a história “Quem Pegou a Castanha da Cutia?”, de autoria da professora Adenir Vendrame.

Uma das contadoras e também atriz que interpreta na história a ‘Chapeuzinho Verde’, Mariana dos Santos, explicou para a reportagem do Jornal O Diário que o projeto surgiu com o objetivo de levar o conhecimento e o encantamento para as crianças sobre a biodiversidade da natureza da região de Alta Floresta. “Mostrar o quanto de bichos e arvores legais que tem aqui pertinho da gente, que muitas vezes passam despercebidas aos olhos delas, então ‘Historinhas da Floresta’ veio para encanta-las com a Floresta Amazônica”, disse Mariana, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

O projeto, apresentado por meio de contação de histórias no formato teatral, atendeu cerca de 700 estudantes de diversas escolas municipais e estaduais do município e além de se divertirem com as histórias contadas, as crianças também absorveram informações que contribuem diretamente para o processo de conscientização ambiental delas. “Ajudar a trilhar e fazer acontecer o ‘Historinhas da Floresta’ é muito gratificante porque você traz a criança para o mundo encantado, mas com os seres que existem na nossa região, com histórias que retratam situações que realmente acontecem na nossa região. É muito gratificante ver os olhos delas brilharem durante a contação de histórias, ver elas prestarem atenção em cada detalhe do que acontece dentro da história contada, então é um projeto que encanta, estamos muitos felizes com o resultado”, disse Mariana. Vale frisar que a segunda edição do projeto encerrou-se nesta quarta-feira (06), onde foram atendidos os alunos da Escola Vicente Francisco.

Lembrando que a Fundação Ecológica Cristalino é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 1999, para atuar nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Cristalino, em parceira com o Cristalino Lodge e nos municípios do entorno do Parque Estadual Cristalino. Realiza diversas ações que incluem desde a conservação e monitoramento das reservas florestais onde o Cristalino Lodge está localizado, até pesquisas e geração de conhecimento. A instituição trabalha em parceria com Universidades estaduais e federais de todo o país e de outros países como a Alemanha proporcionando apoio logístico para a realização de pesquisas científicas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top