Capa / Em Destaque / Campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 10 de abril

Campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 10 de abril

Bruno Felipe / Da Reportagem

Iniciará no próximo dia 10 de abril a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus que transmite a gripe. A campanha será realizada até o final do mês de maio, tendo o dia 04/05 como o dia “D” de vacinação. Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde estarão estrategicamente abertas para atender a população.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Vale frisar que no período entre 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Alta Floresta, Fernanda Santos, as prioridades para estes dois grupos são decorrentes, principalmente, dos baixos índices da vacinação infantil registrado nos últimos anos em nível nacional.

A partir do dia 22 de abril a vacinação ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários (adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas, entre outros) em todo o país e na ocasião, assim como para as crianças e gestantes, ocorrerá a atualização da Caderneta Nacional de Vacinação. Fernanda ressaltou que as vacinas estarão disponibilizadas nas Unidades de Saúde somente a partir do dia 10 de abril.

Durante a campanha, para o grupo de comorbidade será obrigatório a apresentação da prescrição médica.  Lembrando que existem algumas unidades de saúde no município que encontram-se com um problema relativo a salas de vacina onde não existem profissionais para a aplicação da mesma, principalmente nas unidades localizadas na grande Cidade Alta. “As salas que atualmente estão funcionando, elas estarão recebendo a vacina para ser oferecida a população; as que possuem problemas relativos a recursos humanos, nós estamos articulando junto a secretaria para verificar como poderemos solucionar este problema para dar andamento a campanha”, disse Fernanda ressaltando que a meta deste ano é de vacinar aproximadamente 12,500 mil altaflorestenses.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top