O vereador Reinaldo de Souza (Lau), líder do Executivo na Câmara Municipal aproveitou a presença de público na sessão da terça-feira, 23, para fazer uma pequena “prestação de contas” da administração municipal sob a responsabilidade do prefeito Asiel Bezerra, apontando ações que já foram desenvolvidas e outras em andamento em várias secretarias, dentre elas as secretaria de obras e de saúde. O destaque da Educação foi a aquisição, em pouco mais de 2 anos de governo de 13 ônibus escolares zero km, oportunidade em que Lau fez questão de confrontar os dados atuais com os números relativos aos 8 anos da administração passada (dois mandatos), quando foram adquiridos “apenas” 11 veículos.
“Aqui tem muitas outras ações do Dr Asiel que muitas vezes é criticado e muitas vezes não é divulgado o que é feito, então eu venho aqui fazer alguns esclarecimentos”, disse o vereador que aproveitou todo o seu tempo para mostrar as ações da administração municipal.
Dentre os itens destacados por Lau estão, na área de educação, a construção da creche do Jardim Panorama, com investimento na ordem de 1,38 milhão de reais. A creche foi apenas iniciada no mandato passado.
Também foram destacados na área educacional, uma escola no Jardim Imperial, que está em fase de licitação e os recursos já foram garantidos na ordem de 1,76 milhão de reais e outra no bairro Bom Pastor, de 3,52 milhão de reais, que também está na fase de licitação, com dinheiro garantido em conta.
Há ainda três quadras cobertas, uma na escola Geny Silvério no bairro Panorama, de 245 mil reais e outras duas nas escolas Vicente Francisco e Jardim das Flores, na ordem de 260 mil reais cada, que já estariam com recursos garantidos, aguardando apenas a juntada de documentação junto à Caixa Econômica Federal.
O destaque da Educação acabou sendo mesmo a aquisição de 13 ônibus escolares no período de 2 anos, sendo 9 deles obtidos junto ao governo federal e outros 4 com o governo estadual, “totalizando 13 ônibus escolares novos, em 13 anos passados conseguiram 11”, afirmou, registrando ainda que foram adquiridos 2.131 conjuntos de carteiras e cadeiras escolares e a construção da Escola Bacaeri, na zona rural, gastando R$ 132 mil reis de recursos próprios da prefeitura.
Na área de infraestrutura, o lide do prefeito registrou a aquisição de motoniveladora, retroescavadeira, caminhão caçamba, caminhão de lixo com prensa, tratores, roçadeiras, além das obras de pavimentação asfáltica que foram realizadas, com destaque para a Vila Nova que teve 100% das ruas asfaltadas. O vereador destacou também que a secretaria de obras fez a recuperação de vários maquinários que estavam parados por falta de manutenção.
Outra ação nesta área foi a regularização fundiária do Jardim das Oliveiras, cujos moradores que sofreram um histórico de abandono pelo poder público, corrigido pela ação do prefeito Asiel Bezerra.
As obras de recuperação de estradas na zona rural são outros destaques apontados pelo vereador, que afirmou que, em seu “balanço” estão elencadas ações desenvolvidas sob o comando do atual secretário Elói Luiz de Almeida. “Estão em licitação a aquisição de suas patrolmotoniveladora, que vão ajudar ainda mais na manutenção das estradas”, afirmou o vereador, que também anunciou que nos próximos dias deve iniciar um trabalho de aplicação de lama asfáltica em ruas pavimentadas de Alta Floresta. “Já está acertado com o governo do estado, que irá mandar o produto”, explicou.
No setor da Saúde, o vereador destacou o fato de que a administração atualmente ocupa um prédio próprio e amplo, abrigando todos os setores em um único lugar. Como destaque, desde aquisição de veículos, implementação de programas, dentre outros, estão a construção de cinco novas unidades de saúde, sendo “Unidade Básica de Saúde Valfredo José Santana”, no Jardim universitário, Unidade Básica de Saúde Bezerra de Menezes e Santa Bárbara, Unidade Básica de Saúde Cidade Alta, Unidade Básica de Saúde Ana Neri, Unidade Básica de Saúde Jardim das Flores, Unidade Básica de Saúde Guaraná, Unidade Básica de Saúde Vila Nova e a Upa Unidade de Pronto Atendimento. “A Unidade Básica de Saúde Gileno Farias, do São José Operário, já está pronta para ser inaugurada”, afirmou o vereador e outras quatro devem ficar prontas em 60 dias, como apontou.