No termo assinado entre o Estado e a Infraero as obras de infrestrutura básica ficam prontas em 60 dias úteis
O governo do Estado de Mato Grosso e a Infraero assinaram um termo aditivo que prorroga o convênio referente às obras de reforma e ampliação no Aeroporto Marechal Rondon por 12 meses.
Além de definir as obrigações das partes, no documento assinado no dia 14 de maio, a estatal firma o compromisso de assumir a execução das obras em até 60 dias a contar da assinatura do termo. O documento deve ser publicado no Diário Oficial da União.
A expectativa é de que nos próximos dois meses sejam solucionadas todas as pendências administrativas, técnicas e financeiras necessárias para que a obra seja entregue à Infraero.
Dentre as existentes no convênio estão a finalização das obras de infraestrutura de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário decorrentes das obras de ampliação do terminal de passageiros e a execução das novas calçadas e muros do aeroporto nos trechos afetados pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos.
De acordo com o cronograma sugerido pela Infraero, ficou estabelecido que os 10 meses restantes do convênio serão necessários para a execução efetiva da obra (8 meses) e também para os trâmites de recebimento definitivo (2 meses). A entrega da execução da obra do aeroporto para a Infraero dará mais agilidade à finalização dos serviços, porque, segundo avaliação do governo do Estado, a Infraero possui maior conhecimento técnico para a construção de aeroportos.
Apenas 72,7% das obras previstas foram executadas. Em contrapartida, já foram pagos ao consórcio pouco mais de R$ 59,58 milhões, de um total de R$ 83,49 milhões previstos. Depois de pronto, o terminal deverá dobrar sua capacidade atual e poderá receber 5,7 milhões de passageiros por ano, ao contrário dos 2,5 milhões que suporta atualmente.
A obra de reforma e ampliação do terminal constava na Matriz de Responsabilidades assinada na gestão passada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa). O prazo de conclusão era 8 de março de 2014, mas o contrato sofreu aditivos de reajuste de preço e prazos para a conclusão do projeto.