Capa / Em Destaque / Vigilância Ambiental agradece doações da Usina Hidrelétrica São Manoel

Vigilância Ambiental agradece doações da Usina Hidrelétrica São Manoel

Carros Sao ManoelO departamento de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Alta Floresta recebeu da Usina Hidrelétrica São Manoel, a segunda remessa, em doação, de veículos e equipamentos de grande utilidade para o departamento.

Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Amaral são itens de relevante utilidade que irão, sem duvida, contribuir para as ações do departamento. Entre os materiais doados pela São Manoel, em média uns 60 itens, os mais relevantes são duas caminhonetes Triton, para a Secretaria de Saúde, sendo que uma ficará exclusivamente para o controle e combate à malária, além de uma motocicleta Bros 150, IPI para borrifação, luvas, máscaras e filtros de ar e dois computadores com impressora a laser que auxiliarão no sistema interno, na digitalização dos programas que são informados online para o Ministério da Saúde “e ainda os pulverizadores still que são para passar o veneno no combate ao vetor.
Todos os materiais e equipamentos dessa parceria serão supervisionados pela Usina que quer saber sobre a sua utilização no combate à malaria.
Como coordenador da Vigilância, Amaral explica como os trabalhos são feitos. “Com a ajuda dos agentes de saúde, levanta-se os setores de índice maior do vetor e então fazemos os bloqueios com o inseticida usando a caminhonete, usando essas máquinas para pulverizar, para passar o veneno”.
Em relação à malária, Amaral diz que a incidência está mais amena, mais tranqüila no município, mas ainda surgem alguns casos em que são feitos o bloqueio com o inseticida. Para a questão da dengue temos, pesquisas apontam um número relevante de casos de larvas em alguns domicílios de alguns setores e, embora controlado no momento, não deixa de chamar a atenção do morador no dia-a-dia para os cuidados porque “nós temos a presença do vetor e pode-se transformar, da noite para o dia, se o morador não colaborar com a gente. “Basta chegarem pessoas doentes de outros municípios ou até mesmo de uma pessoa que trabalhe na usina e que em viagem pode voltar contaminado e nós temos aqui um índice alto do vetor e pode descontrolar tudo”, recomenda.

Lindomar Leal/Carlos Alberto
Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Alta Floresta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top