Capa / Meio Ambiente / Alta Floresta e municípios vizinhos na reta final para homologação do Comitê de Bacia Hidrografica

Alta Floresta e municípios vizinhos na reta final para homologação do Comitê de Bacia Hidrografica

Teles PiresRepresentantes do poder público, sociedade civil e usuários de água da Comissão Provisória para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Baixo Teles Pires, deverão encaminhar ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO) toda a documentação relativa ao processo de criação e implantação. Integram a Bacia Hidrográfica os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã, Paranaíta, Apiacas, Nova Monte Verde e Tabaporã.

A Gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, Leonice de Souza Lotufo, participou da reunião e orientou a Comissão Provisória a finalizar as documentações complementares, e debateu com as entidades presentes os objetivos do comitê. A Sra. Sibelle Jakobi da Superintendência de Recursos Hídricos – SEMA/MT, também participou desta reunião e orientou a Comissão Provisória a respeito das normas para a confecção do Edital de Convocação para a 1ª Eleição do Comitê, que deverá ser encaminhado à CEHIDRO para editar no Diário Oficial do Estado para realizar as eleições.

O presidente da Comissão Provisória o Dr. Sidney Ribeiro, comentou que esta homologação irá promover a gestão dos recursos hídricos, articular a integração da gestão dos Sistemas Estaduais e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e seus respectivos instrumentos de gestão, além de promover o debate das questões relacionadas com recursos hídricos e articular a atuação de órgãos e entidades intervenientes, e outras obrigações para manter a pureza das nossas nascentes, riachos, e rios que desaguam no Rio Teles Pires, e vale a pena informar que este comitê não possui autonomia sobre o Rio Teles Pires, que é considerado de responsabilidade federal.

A previsão da homologação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Baixo Teles Pires é de noventa dias, e há possibilidade da participação do Dr. Ilson Sanches, presidente em exercício da CEHIDRO, e secretario adjunto da SEMA na posse da nova diretoria do comitê.

 

Eliseu Pelisson – Assessoria CDL

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top