Capa / Cidades / Seminário da UHE Teles Pires é realizado em Alta Floresta

Seminário da UHE Teles Pires é realizado em Alta Floresta

seminario uheA Companhia Hidrelétrica Teles Pires realizou, no Centro de Cultura e Eventos de Alta Floresta, o Seminário Anual de Divulgação dos Resultados da UHE Teles Pires em 2013, nos dias 28 e 29 de janeiro. Mais de 450 pessoas estiveram presentes e puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades socioambientais desenvolvidas pelo empreendedor e o andamento da construção das obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires que é contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Essa ação faz parte do Programa de Interação e Comunicação Social que é um dos programas do Projeto Básico Ambiental da UHE Teles Pires, cujo objetivo é apresentar para a população das áreas de influência direta e indireta, os resultados alcançados a cada ano, durante a fase de implantação da obra e execução das atividades das áreas de meio ambiente e socioeconômica.

É importante que os moradores da região tenham conhecimento do trabalho desenvolvido pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires, explica o diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte. “Hoje, a Companhia tem uma quantidade imensa de dados da região. E tudo isso, deve ser apresentado à população de Alta Floresta, Paranaíta e Jacareacanga. É necessário ter uma atitude transformadora para o novo conhecimento que estamos trazendo para a região”, conta.

A palestra do jornalista no Seminário, Paulo Henrique Amorim, trouxe várias reflexões sobre o momento vivido pela economia da região, principalmente com a instalação da UHE Teles Pires. “Uma usina hidrelétrica não é um poste de iluminação. Uma usina é um polo transmissor de energia, não só de uma energia física, mas de uma energia que se espalha em todos os sentidos. Uma usina do porte da Teles Pires pode se transformar em um agente de inovação, de progresso e de prosperidade, porque ela vai criar as condições para dinamizar as atividades agrícolas, agroindustriais e industriais. E, isso tudo, tende a beneficiar a população e transformar essa região mais rica, prospera e justa”, enfatiza Amorim.

O evento contou com importantes autoridades políticas e a comunidade local. No final, foi oferecido um coquetel e sorteio de brindes para os participantes.

Jacareacanga – Com a realização do Seminário Anual da UHE Teles Pires, em Alta Floresta e Paranaíta, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires estenderá esta mesma ação, no dia 04 de fevereiro, em Jacareacanga, às 18 horas, no auditório da Escola Carmem Valente da Silva, que fica localizado na Avenida Mundurukania – São Pedro.

O público poderá prestigiar todas as ações socioambientais e o arranjo construtivo da obra que tem previsão para gerar energia elétrica com potência instalada de 1.820 megawatts, no final de 2014, para beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires está sendo construída no rio Teles Pires, na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará, compreendendo os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top