Capa / Em Destaque / Menina que emocionou Alta Floresta chega a Cuiabá para exames; tratamento será em Curitiba

Menina que emocionou Alta Floresta chega a Cuiabá para exames; tratamento será em Curitiba

Maria Clara01A pequena Maria Clara, dois anos, que sofre de hidrocefalia desde os três meses de idade, acompanhada pelo pai, Claudemir Dias da Silva, já estão em Cuiabá. Eles chegaram na manhã desta segunda-feira (13), para fazer uma avaliação médica e, em seguida, serem encaminhados pra a cidade de Curitiba, no Paraná. O caso ganhou repercussão e comoveu a sociedade mato-grossense depois de mostrado pelo RepórterMT, que acionou o Conselho Estadual dos Direitos da Criança (CEDCA)
Depois de uma viagem que durou 12 horas, de ambulância, de Alta Floresta a Cuiabá, Claudemir disse que é grande a expectativa para o tratamento da criança. “Estou muito esperançoso. Quero mesmo a ver normal, andando e brincando”, disse.
Na tarde de segunda (13), Maria Clara foi avaliada pelo neurologista Wilson Novaes, do Hospital Geral Universitário, na Capital, mas mesmo sendo informado sobre a possibilidade do procedimento cirúrgico ser feito em Cuiabá, o pai da menina preferiu dar continuidade a viagem e iniciar o tratamento na cidade paranaense. Claudemir já deu entrada no pedido de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para que a despesa seja arcada pela Saúde Pública.
Claudemir veio acompanhado por uma vizinha da família e pela assistente social de Cuiabá, Edite Rocha. “Depois que tive conhecimento do caso fui até a cidade da família para auxiliar no tratamento, vou acompanha-los até Curitiba”, disse Judite.
Na capital paranaense, Maria Clara será atendida e operada pelo médico neurologista Ralf Steind. “Esse médico já é conhecido por tratar casos como o de Maria Clara. Recentemente uma criança com a mesma doença foi operada e já esta se recuperando bem”, diz Edite.
Mesmo ansioso pelo tratamento da menina, Claudemir está com o coração apertado por deixar seus outros cinco filhos em Alta Floresta. “Estou aqui por ela. Fico triste por deixar as outras crianças, mas elas estão com a minha irmã. Sei que estão bem”, avalia.
Maria Clara ficará por tempo indeterminado em Curitiba. A data para a viagem da menina ainda não foi marcada, pois a avaliação médica é necessária para a liberação. Mas todo o tratamento já foi garantido por intercessão do Conselho Estadual dos Direitos da Criança. O presidente do CEDCA, Mauro Cesar Souza, comunicou o caso ao Conselho Tutelar da cidade, que ainda não sabia da situação. De posse de um relatório local, o CEDCA providenciou viagem da criança para Cuiabá e posterior tratamento no Paraná.
COMOÇÃO NA CIDADE
A população da cidade e de outras regiões do país, que viram a reportagem, através das redes sociais, se mobilizaram e Claudemir já recebeu a doação de alimentos, medicamentos, roupas e dinheiro. A família vive numa casa simples, sem conforto e precisa de todo tipo de ajuda material, mas o pai implora mesmo é por atendimento médico adequado. “Recebemos doações de todo o Brasil, e agradecemos muito. Mas queremos mesmo é um médico especialista que tenha amor à profissão e receba o caso da Maria Clara”, diz o pai às lágrimas. A cirurgia é de alto risco, mas é a única forma de Maria Clara ter uma chance, mesmo que pequena, de sobreviver. Se permanecer como está, a o risco de morte precoce é de 100%.
Veja abaixo entrevista exclusiva com o pai de Maria Clara, feita nesta segunda (13), pela repórter Aline Francisco.

AJUDA MÉDICA E DOAÇÕES 

Claudemir abriu uma conta poupança na Caixa Econômica Federal (CEF) para receber ajuda financeira. Para colaborar com a família, os interessados podem fazer depósitos de qualquer quantia na Conta Poupança 71451-7, Operação 13 Agência 1385.
O telefone de contato de Claudemir é (66) 9239-5207, em Alta Floresta.

Fonte: MT Agora – Repórter MT    

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top