Formado em junho deste ano, o Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta já definiu as metas e ações que devem ser realizadas em 2014. O objetivo é transformar a região em um polo turístico com projeções nacional e internacional. O trabalho integra o Programa de Apoio a Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo da Companhia Hidrelétrica Teles Pires realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e Instituto Marca Brasil.
Nos primeiros cinco meses de formação do Grupo Gestor, os integrantes participaram de seis Workshops de Capacitação, Feira do Empreendedor Mato Grosso 2013, em Cuiabá, e conheceram a logística da atividade turística no município de Foz do Iguaçu (PR). No final do mês de novembro, as ações do Grupo Gestor foram apresentadas a comunidade, empresários, autoridades políticas de Alta Floresta e ao Grupo Gestor de Paranaíta.
O Diretor de Meio Ambiente da Usina Teles Pires, Marcos Duarte, explica que os meses iniciais serviram para estruturar o grupo que deve mobilizar o poder público, o setor privado e a comunidade em busca do fortalecimento do turismo como atividade econômica. “Percebi que cada membro do Grupo Gestor se dedicou muito na busca de inovações e soluções. Isso é muito importante para o fortalecimento da região”, destacou Duarte.
Por meio dos programas da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, já foram produzidos o Inventário e o Diagnóstico Turístico dos municípios de Alta Floresta e Paranaíta. Estes documentos vão auxiliar no planejamento de ações e na busca de recursos.
Segundo o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, o município tem um forte potencial para vários segmentos que ainda não foram explorados. “Precisamos trabalhar juntos para transformar a região em um polo turístico reconhecido”, disse o gestor público.
Integrante do Grupo Gestor e representante do setor de restaurantes, Adriana Cavalhier, conta que no início do projeto via como turistas apenas as pessoas que vinham para o município pescar e que ainda não tinha percebido a importância do setor privado para o desenvolvimento dos diversos segmentos turísticos. “Achava inviável o fortalecimento do turismo em Alta Floresta. Aprendi nos seminários e workshops que o setor privado é muito importante nesse processo. Também consegui identificar o turismo de negócios e outros potenciais de Alta Floresta e, principalmente, a minha missão nesse projeto”, contou.
Ações para o ano de 2014
O Grupo Gestor de Alta Floresta já definiu 23 ações iniciais que serão priorizadas, conforme relação abaixo:
Área de atuação |
Ações |
Estrutura urbana nas áreas turísticas | – Promover melhor acessibilidade nas vias públicas da cidade;
– Desenvolver ações integradas com a CDL relacionadas à poluição visual e ambiental da cidade. |
Acesso aéreo | – Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização do Aeroporto Regional de Alta Floresta. – Negociar de forma integrada com a região, aumento da oferta de acentos.
– Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas |
Acesso rodoviário | -Monitorar os processos de captação e execução de recursos para a revitalização da rodoviária;
– Melhorar a sinalização turística nas rodovias estaduais e regionais |
Sinalização turística | -Elaborar o projeto de sinalização;
-Captar recursos para execução; – Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino; |
Centro Informações Turísticas | -Desenvolver ações inovadoras para distribuição de informações turísticas.
-Desenvolver ações promocionais do destino. |
Capacitar meios de hospedagem | – Criar governança específica para empresas de meios de hospedagem |
Capacitação dos restaurantes | -Criar governança específica para empresas de restaurantes |
Atrativos naturais | -Desenvolver o projeto urbanístico e paisagístico do parque C/E
-Estruturar ações no Parque Estadual do Cristalino |
Destino com plano de marketing | -Realizar um plano de inteligência de mercado para o turismo municipal. |
Participação em feiras e eventos | -Criar o calendário de participação em feiras e eventos turísticos para aumento da comercialização do destino. |
Promoção do destino | -Desenvolver ações promocionais do destino |
Página do destino na internet | -Criar estratégias para promoção e comercialização do destino on-line |
Grau de cooperação público privado | -Estabelecer uma programação de campanhas de sensibilização com os comerciários, hoteleiros e empresas em geral. |
Projeto de cooperação regional | -Aumentar a oferta de assentos aéreos no Aeroporto Regional de Alta Floresta |
Projetos regionais | -Criar um roteiro regional integrado com Paranaíta. |
Promoção e apoio a comunidade regional | -Criar calendário de participação em feiras e eventos para promoção e comercialização integrada com Paranaíta |
Pesquisa de demanda | -Desenvolver pesquisa de demanda no destino
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Pesquisa de Oferta | -Desenvolver pesquisa de oferta no destino |
Política de enfrentamento à exploração | -Desenvolver ações de sensibilização e denúncia à exploração infanto-juvenil |
Promoção do destino | -Desenvolver ações promocionais do destino. |
Existência de parques na cidade | -Desenvolver projeto urbanístico e paisagístico para o parque C/E e para o parque do antigo Zoológico |