Comerciantes dos segmentos de móveis, eletrodomésticos, calçados, confecções, e prestações de serviços participaram na manhã desta quarta-feira, 13, de uma palestra orientativa no auditório do Procon em Alta Floresta. O evento serviu para alertar os comerciantes dos direitos e deveres na hora de lançar uma promoção, tanto deles, como dos consumidores. A iniciativa visa garantir o bom relacionamento no triângulo fornecedor, comprador e o próprio Procon.
De acordo com a coordenadora do Procon, Maria Janete Pereira Rocha, as palestras orientativas servem para evitar situações embaraçosas, pois com o alerta, espera-se que o comerciante possa se adequar ao que diz o código de defesa do consumidor. “Uma das atribuições do Procon é orientar, não só o consumidor como o fornecedor também”, explica.
Com a aproximação do final de ano, as lojas acabam lançando diversas promoções para tentar atrair o consumidor, e é exatamente pensando nisso que o Procon está se reunindo com empresários, repassando orientações de como devem proceder, para não enfrentar problemas no futuro. “Muitas vezes, a promoção colocada de forma errada, ela pode gerar algum transtorno e é justamente o que nós estamos querendo evitar”, disse Janete Rocha.
Atuando há mais de dez anos em Alta Floresta, o Procon tem o objetivo de resguardar os direitos do consumidor quando ele se sente lesado por qualquer determinado serviço ou produto a ele oferecido. Neste momento, o Procon comemora mais uma vitória, uma equipe de fiscalização passar atuar e identificar o que o comércio altaflorestense está oferecendo aos consumidores.
A atuação definitiva da equipe de fiscalização será a partir de janeiro de 2014, enquanto isso orientações serão realizadas. “Esta equipe de fiscalização foi instituída através do decreto 895/2013 do prefeito Asiel Bezerra, é uma grande vitória, uma vez que o Procon passou a ter um amparo legal para desenvolver este serviço”, completa a coordenadora Janete Rocha.
Alex Cordeiro