Capa / Estaduais / Saúde de Carlinda promove campanha sobre hepatites virais

Saúde de Carlinda promove campanha sobre hepatites virais

Palestra HepatiteO município de Carlinda iniciou por meio da secretaria de saúde um trabalho de prevenção e também do diagnóstico das hepatites virais. Para atingir o público alvo, a secretaria promoveu uma palestra com manicures, coletores de lixo e agentes de saúde, na oportunidade a enfermeira Saula Samira transmitiu informações importantes para diminuir os riscos de contágio e as formas de tratamento existentes.

A doença tem inúmeros riscos, uma vez que se caracteriza pela inflamação no fígado e pode evoluir para uma cirrose ou câncer. A mobilização lembrou o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituído no dia 28 de julho.

Após a palestra, foi oferecida a regularização vacinal dos presentes e também testes rápidos de hepatite e HIV. Atualmente apenas a vacina contra a hepatite B está disponível na rede publica de saúde, já as vacinas contra hepatite A e D estão sendo disponibilizadas apenas na rede particular, a hepatite C não tem até o momento uma vacina desenvolvida.

A orientação sobre a doença, que pode ser transmitidas em trocas sanguíneas durante uma relação sexual ou no compartilhamento de seringas, agulhas e objetos cortantes e materiais de manicure alertou os moradores sobre a importância de adotar medidas de prevenção.

Apontadas como doenças silenciosas, as hepatites virais apresentam sintomas de difícil diagnóstico. Cansaço, febre, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados são alguns dos indícios.

A partir de agora homens e mulheres com idade até 49 anos podem receber a vacina contra a hepatite B, para isso, o morador de Carlinda pode procurar as unidades de saúde para receber a imunização.

“Estamos seguindo orientação do Ministério da Saúde e alertando a população sobre os riscos da saúde que é silenciosa e precisa ser combatida, a população pode nos procurar que temos condições de diagnosticar a doença e também de oferecer a vacina para hepatite B’, disse.

 

 

Reportagem – Clay Jr.

Foto: Clay Jr.

Assessoria de Comunicação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top