Capa / Cidades / Médica confirma 5 pacientes infectados por superbactéria em Sorriso

Médica confirma 5 pacientes infectados por superbactéria em Sorriso

superbactériaA médica infectologista Ana Paula Jorge Fernandes, do Hospital Regional de Sorriso, confirmou, que cinco pacientes da unidade estão infectados com a superbactéria acinetobacter. Outros oito casos ainda estão sob investigação e somente após exames é que será confirmado ou descartado o caso. A médica disse que a bactéria se desenvolve no solo e água, além de eventualmente na pele das pessoas, e é responsável por infecções em seres humanos.

Ela explicou que todos estes pacientes estavam internados há algum tempo na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A medida adotada pela direção foi isolar os cinco infectados. Três estão dividindo um leito e os outros dois estão em leitos separadamente. Segundo a médica, todos estão recebendo o devido tratamento e nenhum corre risco de morte. Eles devem ganhar alta na próxima semana.

Dos cinco pacientes, quatro são moradores de Sorriso e um de outra cidade, localidade não confirmada. As identidades deles não foram reveladas

A infectologista afirmou que não está descartada a possibilidade da UTI ser bloqueada momentaneamente para evitar a proliferação da superbactéria. No entanto, para isso mais exames serão realizados para comprovar se há risco de novas contaminações.

Segundo ela, há um regime de higiene no local justamente para que este tipo de bactéria não entre. No entanto, o programa deverá ser melhorado.

A superbactéria é resistente a antibióticos e pode se espalhar rapidamente comprometendo a saúde pública. Várias espécies de bactérias apresentam essa característica de transformação que pode culminar em uma superbactéria resistente a medicamentos.

Além disso, o Hospital Regional de Sorriso sofre com a superlotação nos leitos de UTI. Na semana passada, um homem que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e necessitava de atendimento especializado acabou morrendo por falta de vaga em UTI. Pacientes com cirurgias eletivas, marcadas com bastante antecedência, tiveram as mesmas remarcadas também devido a falta de vagas de leitos.

Na oportunidade, a assessoria informou que são 127 leitos e todos estavam ocupados.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top