Capa / Cidades / Obra de ponte do VLT entre Cuiabá e VG tem início e fica pronta em 80 dias

Obra de ponte do VLT entre Cuiabá e VG tem início e fica pronta em 80 dias

ponte Uma nova ponte sobre o rio Cuiabá já começou a ser construída e integra mais uma etapa de construção do modal de transporte Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A obra é realizada ao lado direito da atual estrutura que liga os municípios de Várzea Grande e Cuiabá, a ponte Júlio Müller, localizada na região do Porto.

Informações da Secretária Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) são de que a nova passagem servirá para o tráfego de veículos que seguem da cidade industrial para a Capital, já que uma das pistas da antiga ponte será destinada para o trânsito do VLT. A obra, que teve início no dia 2 de maio, deve ser conclusa no prazo de 80 dias.

Segundo informações do especialista em engenharia de tráfego da Secopa, André Luís Correia Gomes de Bento, o fluxo de automóveis não será prejudicado durante a construção. A nova estrutura terá 8 metros de largura e aproximadamente 350 metros de extensão. “Duas faixas serão destinadas ao rolamento de veículos e outra parte para a passagens de pedestres”, informou o profissional.

Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do modal na Capital, o espaço que compreende o canteiro de obras dos trabalhadores já está sendo finalizado. Uma estrutura denominada “ponte branca” está sendo construída próximo às águas do rio Cuiabá. A passarela de madeira servirá para sustentar os equipamentos e máquinas que irão atuar durante a fundação da ponte. Esta parte será executada com tubulões, estruturas semelhantes a estacas mais reforçadas.

André Luís informa que a passagem do VLT também será alvo de intervenções físicas, assim como a outra parte da ponte, que liga Cuiabá a Várzea Grande. Ambos os trechos sofrerão reforço estrutural para suportar o peso do modal de transporte.

Atualmente, conforme dados do Consórcio, 30 trabalhadores atuam na obra e este já é considerado o sétimo canteiro de obra do Veículo Leve Sobre Trilhos. O local também está sendo feito levantamento histórico, já que à margem direita compreende o Muro de Barão de Melgaço.

Nessa área não haverá nenhuma interferência civil, porém as obras só irão ganhar ritmo mais acelerado quando o resgate arqueológico for concluso. A previsão é que o estudo seja encerrado no prazo de 50 dias. A próxima etapa da obra é a implementação da chamada mesoestrutura, em que serão construídos os pilares que vão sustentar as vigas travessas.

As vigas pré-moldadas e o plano de pista ou tabuleiro (superestrutura) serão executados na sequência.

VLT

Considerada uma das principais obras para o Mundial de Futebol do próximo ano, o Veículo Leve Sobre Trilhos em Cuiabá terá extensão de aproximadamente 22,2 quilômetros. O modal pretende ligar a região do CPA ao Aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande), e do Coxipó da Ponte ao centro de Cuiabá. O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como avenida do CPA, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Investimento total previsto é de R$ 1,4 bilhão e prazo de entrega termina em março do ano de 2014.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top