Capa / Saúde / ALTA FLORESTA: Unidades de Saúde foram orientadas a notificar a Vigilância Epidemiológica em casos suspeitos do novo Corona vírus

ALTA FLORESTA: Unidades de Saúde foram orientadas a notificar a Vigilância Epidemiológica em casos suspeitos do novo Corona vírus

Bruno Felipe / Da Reportagem

Devido ao surto do novo Corona vírus, a Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta está em alerta para possíveis casos no município. Até agora não existe nenhum caso suspeito confirmado e o único registrado no estado de Mato Grosso foi descartado. Mesmo assim, o coordenador da Vigilância, Sidney Leal, afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para monitorar e atender quaisquer casos suspeitos.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, Sidney ressaltou que a vigilância possui uma comunicação direta com o Escritório Regional de Saúde e caso haja quaisquer ocorrências relacionadas, elas serão acompanhadas. Ele acredita que dificilmente os altaflorestenses tenham procurado as Unidades de Saúde para saber mais a respeito do novo vírus, pois para ele, isso ocorrerá somente quando, e se houver, casos suspeitos.

Conforme ele explicou, logo após o surto do vírus pelo mundo, as recomendações do Estado foram para que a vigilância realizasse o pedido dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), pois, caso surja situações suspeitas do novo Corona vírus, seja possível realizar a coleta dos exames. Lembrando que somente à Vigilância Epidemiológica do município está apta para fazer isso. A coleta é feita baseada no mesmo sistema do H1N1, mas no caso do Corona vírus, onde são coletados exames através da secreção nasal e oral, tudo é realizado com mais precaução por conta do alto risco de transmissão.

Sidney afirmou que os EPI’s ainda não chegaram no município, mas salientou que caso apareça algum repentino caso suspeito, o Hospital Regional irá auxiliar e ceder todos os equipamentos necessários. “O Estado irá fornecer esses EPI’s, mas nós temos um estoque de equipamentos e a parte de EPI o Hospital Regional nos fornece, a equipe para realizar a coleta será da própria Vigilância Epidemiológica”, disse ele. Se houver algum caso suspeito em Alta Floresta, a pessoa será isolada para que seja feito a coleta dos exames; caso a suspeita seja confirmada, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, é imediatamente informado e dará todo o suporte necessário ao município.

Vale ressaltar que todas as Unidades de Saúde de Alta Floresta foram orientadas a notificar de imediato a Vigilância Epidemiológica em caso de surgir alguma suspeita. Sidney acredita que o vírus possa não chegar na região, mas a preocupação se torna maior devido a proximidade do carnaval, onde turistas vem de outros países para participarem da grande festa, sem falar que a aglomeração de pessoas nas ruas é um dos fatores para a rápida transmissão do vírus.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top