Prefeito do Maranhão é preso por suspeita de garimpo em área indígena de Paranaíta

O prefeito Joedson Almeida dos Santos, do PSDB, gestor do município de Centro Novo, no Maranhão, foi preso por suspeita de exploração ilegal de ouro em território indígena na região de Confresa, no Mato Grosso. A ocorrência foi registrada na quarta-feira, dia 12, após abordagem realizada pela Polícia Militar na MT-430.

Segundo o boletim da PM, o prefeito estava acompanhado de outros três ocupantes do veículo, que apresentaram versões contraditórias e pouco coerentes sobre a origem e o destino da viagem. Um dos passageiros informou que o grupo retornava de uma área de garimpo no município de Paranaíta.

Durante a checagem, os policiais constataram que Joedson Almeida já possui passagem pelo crime de usurpação de bens da União, relacionado à extração ilegal de recursos minerais. Além disso, entre os ocupantes havia um indígena, o que levantou suspeitas de que a atividade do grupo poderia estar ligada a garimpo ilegal dentro de território indígena.

Diante das inconsistências e do histórico do prefeito, a equipe decidiu aprofundar a fiscalização. No veículo foram encontrados sacos com substâncias terrosas e pedregosas semelhantes a minério, além de um invólucro plástico contendo fragmentos dourados, possivelmente ouro. Também foram apreendidos notas fiscais de combustíveis, lonas plásticas, uma apostila de idioma indígena, uma agenda com lista de materiais utilizados em extração de minério e um GPS de alta precisão.

Todos os detidos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Confresa, onde o caso seguirá sob investigação.

Joedson Almeida dos Santos, conhecido como Junior Garimpeiro, foi eleito em 2024 pela Federação PSDB Cidadania, em coligação com PL e União Brasil. À época, declarou à Justiça Eleitoral possuir R$ 1.237.600,00 em bens, incluindo 100 hectares de terras, uma casa, uma camioneta S10 e uma moto XRE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui