Capa / Saúde / Serviço assistencial oferece acompanhamento gratuito para pessoas com HIV/AIDS em Alta Floresta e região

Serviço assistencial oferece acompanhamento gratuito para pessoas com HIV/AIDS em Alta Floresta e região

O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, que simboliza a atenção ao HIV, uma sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana. Mais do que sensibilizar, a campanha busca acolher cidadãos que atestaram positivo para o HIV/AIDS. Em Alta Floresta, foi aprovada neste ano a Lei 2.824/2023 que institui a campanha no município. O Dezembro Vermelho no Brasil é instituído pela Lei nº 13.504/2019.

Atualmente, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Alta Floresta (que abrange ainda os municípios de Apiacás, Carlinda, Monte Verde, Bandeirantes e Paranaíta) atende a média de 235 pessoas com o vírus ativo e que fazem acompanhamento com medicação na unidade. Em 2022, esse número era de 219. Apesar do pouco aumento, a coordenadora e enfermeira do SAE Emiliana Aparecida dos Santos, disse que esse ainda é um número abaixo da média nacional porque, segundo ela, a média estima que 0,4% da população geral vive com HIV, mas não sabe. No cálculo da região de Alta Floresta, atualmente o mínimo era a média de 496 pessoas ativas. “Durante todo o ano a gente realiza esse tipo de trabalho de conscientização, desmitificação, quebra de tabus, estigmas e preconceitos”, disse ela, em entrevista para o Jornal O Diário.

A enfermeira contou ainda que ao longo dos 40 anos de processo de infecção e adoecimento do HIV, o que mais atrapalha o tratamento, bem como a realização do teste é o preconceito e o pré-julgamento. “As pessoas têm muito medo do que os outros vão imaginar quando vem realizar um teste”, disse ela. Por isso, as informações e ações de prevenções, principalmente pelas redes sociais, ajudam a desmitificar as infecções. Vale lembrar que todas as unidades de saúde são capacitadas e oferecem testes rápidos para HIV AIDS.

Emiliana explicou ainda que o SAE faz o acompanhamento das pessoas que já possuem o diagnóstico e que já vivem com o HIV. No mesmo local existe ainda o CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento, onde qualquer cidadão pode realizar os testes de forma gratuita. O CTA funciona de segunda a quinta-feira, das 07 as 10hrs e da 13 as 16hrs. A equipe multidisciplinar é formada por médico infectologista, equipe de enfermagem, bioquímica e farmacêutica, assistente social, nutricionista e psicóloga.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top