Capa / Cidades / Unemat de Alta Floresta promove workshop no bairro Aquarela HAMOA em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Unemat de Alta Floresta promove workshop no bairro Aquarela HAMOA em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo 05/06, a Unemat-Campus Alta Floresta promoveu um workshop do Meio Ambiente expondo diversos projetos criados dentro do campus para toda a comunidade. A exposição ocorreu no bairro planejado Aquarela HAMOA por convite da equipe administrativa do bairro. Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, a Professora Doutora Isane Karsburg, explicou que o momento foi muito importante para expor à comunidade diversos campos de pesquisas como por exemplo, o Projeto de extensão ‘Vida aos Vidros’ projeto este que faz a reutilização dos vidros tanto para a produção de vasos como para a produção de “porta trecos”, contribuindo para a conservação.

Além disso, professores e acadêmicos mostraram aos visitantes e moradores do bairro projetos como a ‘Viagem no Tempo’ com a mostra de rochas mais antigas da América do Sul e o projeto de sementes florestais, mostrando sua importância para a restauração florestal. “Tivemos um bom resultado, principalmente pelas diferenças que estamos trazendo, mostrando para a comunidade as oportunidades que podemos ter com materiais diversos que as vezes não são valorizados”, disse ela. Um dos projetos que mais chamou a atenção, principalmente das crianças que passaram pelo workshop, foi o do Professor Fábio que junto com os acadêmicos, mostrou a qualidade da água por meio de um microscópio, analisando quais os organismos que podem ser visualizados. “E uma prática interessante que muitas vezes as crianças ficam curiosas para ver o que a gente enxerga dentro da água”, disse.

Em entrevista para a reportagem, Eliane Leite da Silva, Gestora Administrativa do bairro Aquarela HAMOA, explicou que a ideia de fazer o convite surgiu justamente pelo bairro conter uma grande área de mata fechada, contando ainda com uma APP (Área de Preservação Permanente) e uma nascente; tendo em vista isso, os administradores acharam importante, na semana do Meio Ambiente, trazer aos moradores um trabalho de conscientização. “Nós pensamos em fazer com o que todos os nossos visitantes sejam muito conscientes em relação a nossa preservação do meio ambiente; nós queremos mostrar para a população que apesar de termos espaços esportivos, que é um foco maior das pessoas, que a importância é maior ainda de não jogar o lixo aqui na nossa orla, a importância da gente ter uma conscientização da nossa nascente, cuidar realmente do bairro”, disse ela.

Bruno Felipe – Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top