Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo 05/06, a Unemat-Campus Alta Floresta promoveu um workshop do Meio Ambiente expondo diversos projetos criados dentro do campus para toda a comunidade. A exposição ocorreu no bairro planejado Aquarela HAMOA por convite da equipe administrativa do bairro. Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, a Professora Doutora Isane Karsburg, explicou que o momento foi muito importante para expor à comunidade diversos campos de pesquisas como por exemplo, o Projeto de extensão ‘Vida aos Vidros’ projeto este que faz a reutilização dos vidros tanto para a produção de vasos como para a produção de “porta trecos”, contribuindo para a conservação.
Além disso, professores e acadêmicos mostraram aos visitantes e moradores do bairro projetos como a ‘Viagem no Tempo’ com a mostra de rochas mais antigas da América do Sul e o projeto de sementes florestais, mostrando sua importância para a restauração florestal. “Tivemos um bom resultado, principalmente pelas diferenças que estamos trazendo, mostrando para a comunidade as oportunidades que podemos ter com materiais diversos que as vezes não são valorizados”, disse ela. Um dos projetos que mais chamou a atenção, principalmente das crianças que passaram pelo workshop, foi o do Professor Fábio que junto com os acadêmicos, mostrou a qualidade da água por meio de um microscópio, analisando quais os organismos que podem ser visualizados. “E uma prática interessante que muitas vezes as crianças ficam curiosas para ver o que a gente enxerga dentro da água”, disse.
Em entrevista para a reportagem, Eliane Leite da Silva, Gestora Administrativa do bairro Aquarela HAMOA, explicou que a ideia de fazer o convite surgiu justamente pelo bairro conter uma grande área de mata fechada, contando ainda com uma APP (Área de Preservação Permanente) e uma nascente; tendo em vista isso, os administradores acharam importante, na semana do Meio Ambiente, trazer aos moradores um trabalho de conscientização. “Nós pensamos em fazer com o que todos os nossos visitantes sejam muito conscientes em relação a nossa preservação do meio ambiente; nós queremos mostrar para a população que apesar de termos espaços esportivos, que é um foco maior das pessoas, que a importância é maior ainda de não jogar o lixo aqui na nossa orla, a importância da gente ter uma conscientização da nossa nascente, cuidar realmente do bairro”, disse ela.
Bruno Felipe – Jornal O Diário