Capa / Cidades / Pescadores participam de curso sobre associativismo

Pescadores participam de curso sobre associativismo

10Adriana Wartwig

 

Pescadores da área de influência da Hidrelétrica Teles Pires participaram, de 21 a 25 de setembro, do curso de Cooperativismo e Associativismo, promovido em Paranaíta pela Hidrelétrica em parceria com o Sindicato Rural, MapsMut e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT). A programação visa apoiar o desenvolvimento da atividade pesqueira na região com incentivo à formação de uma associação.

 

“Eles nunca trabalharam de forma conjunta e o curso é justamente para mostrar as vantagens de comercializar a produção por meio de uma associação, sendo possível melhorar o processamento do pescado e diversificá-lo com a fabricação de derivados. Eles podem ganhar mais espaço no mercado e aumentar a renda, agregando valor aos produtos”, destacou a coordenadora de Socioeconomia da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcileny Miranda.

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar/MT, Joanita Moraes, que abordou desde a criação e administração de uma associação, até as vantagens de compra de insumos e venda de produtos por meio do associativismo. “Hoje existem grandes associações e cooperativas no Brasil que geram lucro, a exemplo de uma cooperativa aqui do Mato Grosso, que comercializa carne de jacaré e produtos confeccionados com o couro do animal, como bolsas, cintos e botas”, disse.

Além do curso de Cooperativismo e Associativismo, a CHTP deve promover nos próximos meses novas capacitações de beneficiamento de peixes, consultoria para formação de uma associação e apoio a um novo projeto para geração e fomento da renda desses profissionais da pesca que atuam na área de influência da UHE Teles Pires.

Israel da Silva, de 52 anos, pescador assíduo do rio Teles Pires, nas proximidades da balsa do Cajueiro, participou do curso e diz que pretende fazer parte de uma associação. “Fiz o curso para ficar mais inteirado com a realidade de hoje. Eu vendo peixes no mercado interno, de porta em porta e acredito que se participar de uma associação tudo vai melhorar, a gente vai ter uma renda certa. É como plantar, sabendo o que vai colher”, concluiu o pescador.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top