Capa / Cidades / UHE Teles Pires recebe o primeiro transformador

UHE Teles Pires recebe o primeiro transformador

A Usina Hidrelétrica Teles Pires recebe em março o primeiro transformador-elevador da obra. A peça, que segue de São Paulo até Paranaíta (MT), fará parte do sistema de transmissão da Usina para a Subestação, e tem a finalidade de elevar a tensão viabilizando o transporte da energia gerada. Ao final da obra a Usina contará com um total de cinco transformadores, sendo um para cada unidade geradora.

Pesando 183 toneladas, com quatro metros de largura, 4,8 metros de altura e 10 metros de comprimento, o transporte da peça – fabricada pela Siemens e fornecida pela empresa Voith – demanda cautela durante o percurso. De acordo com Túlio Machado, gerente técnico da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, há um grande cuidado quanto à logística de transporte, que dependerá das condições de tráfego, rodovia e clima. Ele ressalta que todo esse cuidado no transporte não afetará o cronograma da construção, pois é uma atividade prevista. “De forma organizada, é possível evitar riscos e entraves de logística que prejudiquem o cronograma geral da obra”, afirma.

O transporte é feito por uma carreta especial, do tipo Linha de Eixo, com três metros de largura e 47,5 metros de comprimento. O veículo, com 144 pneus e 18 eixos, é tracionado por dois cavalos (tipo de caminhão),20 km/h. Para auxiliar na segurança e boa trafegabilidade, a viagem conta com escolta da Polícia Rodoviária Federal e de batedores da empresa Megatranz, especializada no transporte terrestre de cargas pesadas.

A segunda peça tem previsão de saída para o final de fevereiro. “Os transformadores seguintes deverão chegar a Paranaíta em um intervalo de 60 dias, a partir de maio deste ano”, explica o gerente do Grupo Eletromecânico Teles Pires da empresa Voith, Oswaldo Ferreira.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top