O Procon-SP atualizou recentemente sua Lista Negra de sites falsos com vendas online, que já conta com 323 sites não recomendados pelo órgão de São Paulo, por serem falsos ou enganadores. Afinal, em compras pela Internet, todo cuidado, é pouco…
Apenas em 2013, o órgão de defesa do consumidor adicionou à lista cerca de 100 estabelecimentos que receberam reclamações diversas de usuários e foram considerados impróprias para operação, devendo ser evitados pelos consumidores.
Dezoito sites foram incluídos apenas entre setembro e o outubro, e dez deles ainda estão no ar. Ainda assim a lista não está completa. É bom lembrar, por exemplo, do JFD Eletrônicose do Barato A Jato, que aparentemente enganaram muitos brasileiros mas ainda não são citados pelo Procon.
A dica principal para não cair em armadilhas é: desconfie sempre.
Nenhuma loja consegue fazer milagres, então, se o valor de um produto destoar demais do que você encontrou em outros sites, é melhor pensar várias vezes antes de fechar a compra.
E muitas vezes, é preferível pagar um pouquinho a mais e comprar em uma loja confiável e conhecida.
Outra dica, é ANTES de fazer a compra, passar um bom antivirus para ter a certeza de que ninguém irá copiar os dados que você digita.