Capa / Gerais / Avião de papel com sensores pode ser pilotado

Avião de papel com sensores pode ser pilotado

avião de papel com sensores pode ser pilotadoTecnicamente, este avião de papel não foi feito para brincar: trata-se de um veículo aéreo não-tripulado mais barato, que pode ser usado para monitorar uma área com sensores que custam pouco. Mas claro que os pesquisadores da University of Queensland (Austrália) não perceberam o potencial da sua criação.

Para ser guiado até seu destino, o Polyplane usa ailerons – partes móveis de uma asa fixa – controlados por componentes eletrônicos no avião de papel. Ele é lançado de um veículo maior, e não usa motores.

Certas tecnologias novas tornaram possível desenvolvê-lo: além de baterias ultrafinas, ele usa circuitos eletrônicos impressos em papel. Eles são inseridos por jato de tinta, e então tratados com raios ultravioleta e micro-ondas para criar uma placa de circuito fina e dobrável.

Mesmo se estes drones de papel custarem muito mais do que uma folha de papel comum, perder um deles seria algo mínimo se comparado aos custos dos aviões não-tripulados que rondam os céus.

avião de papel com sensores pode ser pilotado2E os pesquisadores não pararam no avião de papel. Inspirando-se na natureza, eles também criaram uma versão artificial do fruto da árvore de bordo (acima), com seu formato alado. Ele se chama Sâmara, assim como o fruto.

Ele não pode ser controlado ou dirigido com a mesma precisão que o Polyplane, mas pode levar sensores e outros componentes eletrônicos de forma segura para um destino específico – ele desce girando lentamente.

O Dr. Paul Pounds, da University of Queensland, diz que tanto o Sâmara como o Polyplane seriam usados para monitorar áreas de proteção ambiental. É bom ver um destino não militar para veículos aéreos não-tripulados. Próximo passo: um avião de papel pilotável para todos.

Fonte: uol

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top