Capa / Cidades / Escrivães de polícia entram em greve em MT para cobrar reajuste salarial

Escrivães de polícia entram em greve em MT para cobrar reajuste salarial

Escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso entraram em greve nesta sexta-feira (6), o que tem comprometido os trabalhos da instituição. A categoria cobra do governo reajuste salarial que havia sido firmado em acordo por meio de uma lei complementar, no ano passado. No acordo, ficou definido que escrivães e investigadores receberiam um aumento de 5% no salário no mês de janeiro e mais 10% em outubro deste ano.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou, por meio de nota, que mantém diálogo com os representantes e está em diálogo com a Secretaria de Estado de Administração para discutir o que pode ser feito.

Atualmente, o estado conta com 600 escrivães em atividade. Mais 150 foram chamados no último concurso público e estão sendo treinados. Do efetivo, apenas 30% foi mantido trabalhando.

 Durante a greve, só serão atendidas ocorrências que configurem flagrante, como explicou o escrivão Valtencir Siqueira. “Flagrante é toda aquela forma de prisão consistida no ato do cometimento do crime”, afirmou.

Conforme a presidente do sindicato dos escrivães, Genima Evangelista, antes de decidirem entrar em greve, a entidade tenou negociar com o governo, mas não obteve sucesso. “Fizemos a proposta que se o problema é financeiro, então que o estado começasse a nos pagar a partir de abril, quando já tivesse um fôlego financeiro, mas infelizmente nem essa proposta o governo aceitou”, explicou.

O sindicato também acionou a Justiça para que essa lei seja cumprida, de acordo com a sindicalista. “Impetramos um mandado de segurança para que a Justiça se posicione em relação a essa situação, em vista que a lei está em vigor e não foi cumprida. Só que como nós sabemos que a Justiça tem um processo demorado, a categoria optou também pela paralisação”, disse.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top