O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra o Irã ao afirmar que pretende assumir o controle da Ilha de Kharg, principal centro de exportação de petróleo iraniano. Em declaração divulgada nesta quinta-feira (11), Trump também ameaçou realizar novos ataques militares contra o país e disse que os EUA poderão controlar o setor de petróleo e gás iraniano de forma semelhante ao que, segundo ele, ocorreu na Venezuela.
A Ilha de Kharg é considerada uma das estruturas mais estratégicas da economia iraniana. Localizada no Golfo Pérsico, ela responde por cerca de 90% das exportações de petróleo bruto do Irã, funcionando como principal terminal de escoamento da produção do país. Por isso, qualquer ação militar ou tentativa de ocupação da região teria impacto direto sobre o mercado global de energia e sobre as receitas do governo iraniano.
Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que os Estados Unidos “assumirão o controle” da ilha e de outros pontos da infraestrutura energética iraniana. O presidente americano afirmou ainda que o país poderá controlar os mercados de petróleo e gás do Irã, comparando a estratégia à adotada em relação à Venezuela. Além disso, prometeu que os EUA atingiriam o Irã “muito duramente” durante a noite, em meio à crescente escalada militar entre os dois países.
As declarações ocorrem após novos confrontos entre forças americanas e iranianas, apesar das negociações para consolidar um cessar-fogo. Nos últimos dias, os dois lados trocaram ataques, enquanto seguem as discussões diplomáticas sobre segurança regional, programa nuclear e a situação no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes para o transporte de petróleo no mundo. (The













