
O programa de reconhecimento facial que será implementado nas 172 escolas de Cuiabá, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), promete revolucionar a rede pública da Capital. Denominado “Aluno Presente” a ferramenta une tecnologia e segurança ao monitorar a presença dos alunos, controle de entrada e saída das unidades, e até mesmo cálculo necessário para as merendas diárias, evitando desperdício de alimentos.
O projeto integrará câmeras inteligentes posicionadas nas entradas e saídas das escolas capazes de autenticar até 40 faces por segundo, fornecendo dados em tempo real. Todas as imagens seguirão em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados ( LGDP), garantindo segurança, transparência e dados confiáveis para toda a rede.
A escola laboratório para a implantação do método é a Escola Municipal Ministro Marcos Freire, que já recebeu os aparelhos e nos próximos 40 dias passará por testes do sistema.
Consta no projeto que com base nas faces reconhecidas na entrada, o sistema calcula a quantidade ideal de refeições a serem preparadas, evitando desperdício e maximizando o uso dos recursos. Também contabiliza com precisão quantos alunos consumiram a merenda no dia, reforçando o compromisso com a gestão pública eficiente e responsável. Além disso, rostos reconhecidos pela câmera e obtiverem mandados judiciais expedidos, serão identificados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
Os responsáveis recebem alertas diários sobre a entrada e saída dos alunos. As funções calendário e notificações organizam toda a comunicação escolar. Recebendo avisos importantes com acesso intuitivo, trazendo agilidade e praticidade para o acompanhamento da rotina.
O “Aluno Presente” também oferecerá um ambiente exclusivo para os professores, permitindo acessar rapidamente as turmas em que lecionam e visualizar a lista completa de alunos com as capturas realizadas pelas câmeras inteligentes na entrada da escola, a presença dos alunos é registrada automaticamente. Caso algum estudante esteja ausente na sala, o professor pode ajustar os dados de forma simples e segura, garantindo que as informações reflitam a realidade da sala de aula
Fred Moraes
Gazeta Digital