Capa / Em Destaque / MT reforça operação de buscas a fugitivos de presídio federal no RN com policiais penais e cão farejador

MT reforça operação de buscas a fugitivos de presídio federal no RN com policiais penais e cão farejador

Equipe segue neste domingo para Mossoró, atendendo solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais

Uma equipe de Mato Grosso, especializada em operações especiais, segue neste domingo (03.03) para Mossoró, no Rio Grande do Norte, para reforçar as buscas por dois homens que fugiram do Presídio Federal de Segurança Máxima localizado no município.
 
Dois agentes penais e o cão Fúria, treinado para buscas e captura de humanos, irão participar de ações em área de mata e de outras atividades que estão sendo desenvolvidas desde 14 de fevereiro, data das fugas.

Aos sete anos, Fúria, da raça pastor-belga-malinois, tem um “currículo” extenso de sucesso em funções complexas como farejar de drogas, celulares e armas dentro e fora dos presídios mato-grossenses. Ele começou com treinamentos para incursões internas nos presídios e hoje é considerado um especialista em farejamento e recaptura humana.

As operações mais recentes das quais participou, com sucesso,  são buscas e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa (650 km de Cuiabá), e a apreensão de 360 kg de droga, ambas no ano passado. A droga, por exemplo, estava escondida em compartimentos de um caminhão.

Os policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, do Serviço de Operações Especiais (SOE) , da Polícia Penal, junto com o cão treinado, devem contribuir de forma decisiva com mais essa operação de buscas.

A liberação da equipe da Polícia Penal pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, atende uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais, de acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves.

“Temos o Conselho Nacional de Secretários de Justiça e Segurança Pública, órgão que abrange todos os secretários de Estado, incluindo a área do sistema prisional. Então, sempre que algum estado precisa de apoio a Secretaria Nacional de Políticas Penais, por meio do Conselho, discute a questão e desenvolvemos operações integradas. Isso já acontece há alguns anos”, pontuou Jean Gonçalves.

“Nesse caso do Presídio de Mossoró, nosso secretário, coronel César Roveri, recebeu a solicitação Secretaria Nacional de Políticas Penais de apoio e o governador Mauro Mendes autorizou assim que foi informado”, reforçou o secretário-adjunto de Administração Penitenciária.

Jean Gonçalves disse que sabe que é uma missão difícil, que os trabalhos de buscas já se estendem por mais de duas semanas, mas que a equipe mato-grossense está indo empenhada e disposta a trabalhar pela captura dos dois fugitivos.

Os criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, integrantes de uma facção criminosa, fugiram na madrugada do dia 14 de fevereiro, da Penitenciária Federal de Mossoró.

Alecy Alves e Larissa Azevedo | Sesp-MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top