Capa / Artigo / TIRO E QUEDA 10.05.2022

TIRO E QUEDA 10.05.2022

Por Altair Nery

Acompanhei na sexta-feira a entrega de um caminhão, numa emenda atribuída ao deputado federal Neri Geller, que trabalha sua pré candidatura ao senado federal. Já dá para perceber um movimento intenso nos bastidores da política, em que autoridades locais e regionais tentam emplacar seus candidatos. Do evento, entrega de veículos, participaram, além de Geller e lideranças locais (prefeito e vereadores), também o deputado estadual Nininho, candidato à reeleição no mês de outubro próximo.

Importante salientar que eles (Nininho e Gueller) fazem parte de um movimento “Avança Mato Grosso” que tem o objetivo de, segundo os lideres políticos, debater com a sociedade mato-grossense uma agenda de desenvolvimento socioeconômico que contemple economia, meio ambiente e área social, dentre outras.

Integram o movimento “Avança Mato Grosso” os partidos PP, PSDB. MDB e PSB. O lançamento do movimento aconteceu em Alta Floresta na sexta-feira em que foi elaborada uma carta em que se pretende discutir, nesta ordem:

Desenvolvimento Humano – Erradicação da Fome e da Miséria

Geração de Empregos e Qualificação Profissional

Integração Econômica entre as Regiões – Mato Grosso por Inteiro

Descentralização da Saúde com Fortalecimentos de Pólos Regionais de Alta e Média Complexidade

Fronteira Segura – Fechar a Porta na Cara do Crime Organizado para garantir mais segurança interna.

Lindo e sempre oportuno discutir “erradicação de fome e miséria, criação de empregos, dentre outros temas apontados na carta, não fosse pelo fato de estarmos justamente em ano eleitoral e, toda vida, em ano eleitoral, é sempre assim, carta disso, intenção daquilo, movimento daquilo outro.

O movimento, claramente, tem a intenção de discutir a eleição de Geller para o Senado Federal, só isso, o que não impede que, da discussão, saia um documento verdadeiro e que este seja posto em prática, mas para que todos saibam, “cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça”, ou seja, tantas vezes já fomos embromados em época pré-eleitoral, que pouco se pode confiar em um movimento deste naipe.

Porém, e sempre há um porém, é preciso tirar algumas lições do passado e aplicar para o presente.

Por exemplo, de que a nossa participação, enquanto sociedade é uma das partes do cenário político e que esta participação é necessária, sem ela, é como assinarmos um cheque em branco para alguém.

Deste movimento, pode ter Geller, com uma ação aqui, outra ali e outra acolá, mas também tem políticos que tem causado boa impressão. Por exemplo, o deputado Nininho, que tem voltados investimentos para Alta Floresta, como por exemplo o recapeamento do asfalto que tem ocorrido nas vias principais da cidade e que ao que parece irá beneficiar quase toda a malha viária, se faltar, é uma ou outra rua.

E Nininho investe forte em Alta Floresta em um momento em que mais carecemos de apoio e não temos. Falta representatividade. Falta suporte. Falta um político daqui em Cuiabá para estender as mãos quando precisarmos.

E neste ponto, o deputado tem ganhado espaço que parece não ter gente para ocupar.

Das lideranças de Alta Floresta, a única que se manifestou nos últimos dias e parece ter intenção de concorrer como deputada estadual, é a atual vice-prefeita Rose Tradição, mas falta-lhe densidade eleitoral (ainda que tenha feito mais de três mil votos na campanha estadual passada), falta-lhe apoio de autoridades municipais (prefeito e vereadores), falta saber se de fato Rose virá e, se vier, se o povo irá entender uma eventual candidatura. Mas já tem o principal, colocou a cara a tapa. Será que virão outros? Não vale piada, tá?

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top