Capa / Em Destaque / Campanha ‘Outubro Rosa’ chega ao fim, mas conscientização sobre a promoção da saúde da mulher continuará durante o ano todo

Campanha ‘Outubro Rosa’ chega ao fim, mas conscientização sobre a promoção da saúde da mulher continuará durante o ano todo

Bruno Felipe / Da Reportagem

Chega ao fim hoje, quinta-feira (31/10), mais uma campanha ‘Outubro Rosa’. Durante este mês especial, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades envolvendo a saúde da mulher. A coordenadora da Atenção Básica, Letícia Viotto, disse que ainda está fazendo o fechamento de quantas mulheres foram atendidas durante a campanha, mas salientou que o número foi bem expressivo em comparação com o ano passado.

Uma das ações mais marcantes durante a campanha foi a realização de uma caminhada, realizada no último dia 23 que contou com a presença das equipes da Saúde da Família, Departamento de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Departamento de Informação. Além disso, cada Unidade Básica de Saúde abriu em horários estratégicos para atender as mulheres que eventualmente não podiam estar indo na unidade durante o dia, devido muitas estarem trabalhando; a ideia deu tão certo que todas as unidades registraram grande número de atendimentos durantes os horários estendidos. Este foi o caso do PSF do bairro Cidade Bela, local onde a enfermeira Flávia Alves atua.

A reportagem do Jornal O Diário acompanhou parte das atividades nesta unidade, onde foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos. Para a enfermeira Flávia, foi uma satisfação participar destas ações “Para mim foi uma satisfação muito grande fazer parte da saúde aonde se trabalha a prevenção; quando se abre o ‘outubro rosa’ a gente faz um trabalho voltado para a prevenção e é muito gratificante as mulheres te procurarem e você poder orientar e ensinar a fazer o toque da mama”, disse Flávia, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Ela explicou que percebeu muitas mulheres quebrando vários paradigmas, já que muitas passaram a procurar o posto de saúde para fazer a coleta do preventivo; segundo ela, as atividades proporcionaram também trocas de experiências “cada consulta a mulher também passa a sua experiência, o que ela tem medo, então é muito lindo a gente participar desse momento que o outubro rosa nos traz”, frisou Flávia.

Ela também ajudou a Secretaria de Saúde a promover a coleta do preventivo de servidoras do Hospital Regional de Alta Floresta, pois muitas não possuem de tempo para estarem indo ao posto de saúde. A enfermeira também promoveu algumas palestras sobre o ‘outubro rosa’ em algumas empresas do município e ela explicou que graças a essa ação, foi possível também conscientizar os homens, pois apesar de ser raro, eles também podem desenvolver o câncer de mama. Tanto a enfermeira Flávia quanto a coordenadora Letícia frisaram que a campanha se encerra hoje, porém, a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero continuará durante todo o ano, sendo que no próximo mês será a vez de conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata, na campanha ‘Novembro Azul’.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top