Com o início do período chuvoso, a secretaria de saúde juntamente com a secretaria de obras, está promovendo no perímetro urbano de Carlinda o mutirão de combate a dengue, a ação visa eliminar possíveis locais onde o mosquito transmissor da dengue pode se reproduzir.
No início da semana, agentes de saúde acompanhados de alunos da escola Manoel Bandeira percorreram os imóveis informando sobre a campanha e também dos riscos que a doença pode ocasionar para os moradores.
A secretaria de obras juntamente com uma empresa terceirizada estão percorrendo os bairros removendo o lixo depositado em frente aos imóveis. A orientação é para que os moradores depositem preferencialmente lixo que possa acumular água, como latas, sacolas plásticas, copos descartáveis, casca de ovos, entre outros.
A campanha prossegue em Carlinda ao longo da semana, nos pontos onde as equipes já passaram a secretaria de saúde solicita que os moradores evitem depositar novamente o lixo, para que todos os bairros possam ser atendidos.
O Ministério da Saúde preconiza algumas medidas para eliminação dos locais de reprodução do mosquito:
Tampar os grandes depósitos de água – A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.
Remover o lixo – O acúmulo de lixo e detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública – ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
Fazer controle químico – Existem muitos larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento – este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde.
Limpar os recipientes de água – Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso raspar a lateral e as bordas do recipiente, pois nesses locais os ovos irão se transformar em larvas.
Reportagem – Clay Jr.
Foto – Clay Jr.
Assessoria de Comunicação.